
A organização sem fins lucrativos Pulse Mais anunciou a abertura das inscrições de seu programa de formação em tecnologia. A iniciativa oferece capacitação 100% gratuita voltada para jovens de baixa renda que buscam ingressar no mercado de trabalho. Ao todo, são 80 vagas disponíveis para moradores da cidade de São Paulo e da Região Metropolitana.
- Google abre vagas para curso gratuito de IA e nuvem com sistema de premiação
- Python, Java, C# e mais: 9 cursos gratuitos de programação com certificado
O programa tem duração prevista de cinco meses e combina o ensino de habilidades técnicas com o desenvolvimento de competências socioemocionais. A grade curricular abrange desde conhecimentos em Excel Básico e programação em Java até aulas sobre inteligência emocional e preparação prática para processos seletivos.
Além das aulas teóricas e práticas, a formação inclui uma estrutura de apoio à empregabilidade. Os alunos recebem mentoria individualizada com profissionais de nível sênior e têm acesso a uma curadoria de vagas em empresas parceiras.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
A organização atua há três anos no setor e já impactou mais de 1.000 jovens, com metodologia que envolve aulas interativas e conexão direta com o mercado.
Ao concluir a jornada, os participantes também podem concorrer a bolsas de estudos em cursos de graduação na área de Tecnologia da Informação. Entre as instituições parceiras que oferecem o benefício estão a FIAP e o Uni Ítalo.
Quem pode participar
O processo seletivo é direcionado a jovens com idade entre 17 e 26 anos. Para se candidatar, é necessário estar cursando ou já ter concluído o ensino médio em escola pública. Estudantes que cursaram o ensino médio em instituições particulares na condição de bolsistas também são elegíveis.
O candidato precisa residir na capital paulista ou na Região Metropolitana de São Paulo. A dinâmica do curso exige disponibilidade de tempo para se dedicar até oito horas por semana às atividades.
As aulas ocorrerão entre março e agosto de 2026. Apesar de uma parte do conteúdo ser ministrada de forma remota, a presença é obrigatória em um encontro presencial realizado mensalmente.
O perfil desejado pela organização inclui jovens com perfil de baixa renda e que tenham o desejo de conquistar o primeiro emprego ou uma recolocação profissional na área tech.
Como se inscrever
Os interessados devem realizar a inscrição online através do formulário oficial da Pulse Mais (mailchi.mp), até o dia 8 de fevereiro.
Leia mais:
- Brasil projeta 500 novos data centers na próxima década e liderança continental
- Google lidera ranking de melhores empresas para se trabalhar no Brasil
- Por que o Pix Automático ainda não decolou? Entenda os motivos da baixa adesão
Ouça o Podcast Canaltech:
Leia a matéria no Canaltech.

