De Spotify a iFood: confira as principais retrospectivas de 2025

Tecnologia

Já virou tradição a chegada do mês de dezembro vir acompanhada das retrospectivas de diversos aplicativos. E em 2025 não foi diferente, com usuários tendo a possibilidade de conferir os dados de consumo anuais em plataformas como Spotify, iFood, Duolingo e muitas outras.

Esses resumos são uma forma de os apps gerarem uma experiência ainda mais interativa junto aos seus usuários, sempre com interfaces divertidas e que ainda por cima podem ser compartilhadas nas redes sociais.

As 10 Principais Retrospectivas de 2025

Dos hábitos musicais, passando pelo processo de aprendizado de idiomas e chegando até dados sobre o consumo de delivery de alimentos, as empresas disponibilizaram diferentes retrospectivas de 2025.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

A seguir, confira os principais resumos anuais de dez aplicativos:

  1. Spotify;
  2. Duolingo;
  3. iFood;
  4. YouTube;
  5. YouTube Music;
  6. Deezer;
  7. Amazon Music;
  8. Apple Music;
  9. Google Fotos;
  10. Discord;

1. Spotify

O Spotify Wrapped já se consolidou como uma das retrospectivas mais aguardadas, trazendo dados como minutos ouvidos, músicas mais reproduzidas e artistas mais tocados. Mas neste ano o streaming apresentou novidades interativas aos usuários.

Recursos como a Festinha da Retrospectiva, a Idade Musical, os Clubes e a corrida entre os artistas mais populares tornaram o famoso resumo do app ainda mais divertido.

Como acessar o Spotify Wrapped

Para conferir as curiosidades do Spotify Wrapped, basta acessar a página inicial do aplicativo e clicar em “Retrospectiva”.

Spotify Wrapped
Festinha da retrospectiva é uma das principais novidades do Spotify Wrapped (André Magalhães/Canaltech)

2. Duolingo

O aplicativo da corujinha não ficou de fora das retrospectivas. O resumo do Duolingo mostra aos estudantes detalhes como os maiores períodos de dedicação, total de minutos estudados e até mesmo o estilo de aprendizagem pessoal em 2025.

Além disso, caso o usuário compartilhe o resumo final nas suas redes sociais, garante uma recompensa para ser utilizada dentro do app.

Como acessar a retrospectiva do Duolingo

O resumo anual do Duolingo pode ser acessado ao clicar no pop-up do recurso que aparece na página inicial da plataforma.

Duolingo
Usuários do Duolingo podem conferir estatísticas como maiores períodos de dedicação e estilo de aprendizagem (Divulgação/Duolingo)

3. iFood

E que tal saber o total de pedidos feitos no iFood ao longo do ano? Essa é apenas uma das informações disponibilizadas na retrospectiva do aplicativo de delivery, que permite também que os usuários confiram qual foi o primeiro pedido do ano e as categorias de refeições preferidas.

Uma das novidades para o resumo deste ano é a revelação de qual foi o dia da semana e o turno em que o usuário mais realizou os pedidos, como café da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar ou madrugada.

Como acessar a retrospectiva do iFood

Para conferir o resumo do iFood, basta abrir o aplicativo e clicar no ícone com o número “25” na grade de categorias localizada no topo da tela inicial.

iFood
Retrospectiva do iFood traz detalhes sobre pedidos feitos no app ao longo do ano(Divulgação/iFood)

4. YouTube

Neste ano, usuários do YouTube podem conferir pela primeira vez como foi o seu consumo de vídeos por meio do Recap. Em até 12 cards, a plataforma exibe informações sobre os canais mais assistidos, temas que mais despertaram interesse e a evolução dos hábitos de visualização.

Outro destaque da retrospectiva do YouTube é a classificação do usuário em determinada “personalidade”, de acordo com seu histórico de visualização. As opções incluem “aventureiro”, “aprendiz”, “curioso” e “desbravador” — entre outras.

Como acessar o Recap do YouTube

As estatísticas dos vídeos assistidos ao longo de 2025 podem ser acessadas ao abrir o app do YouTube, acessar a aba “Você” e clicar no banner do Recap.

YouTube
Recap do Youtube apresenta dados de consumo anual em até 12 cards diferentes (Divulgação/YouTube)

5. YouTube Music

O YouTube Music também liberou a sua retrospectiva, permitindo que os usuários confiram o tempo total de audição, a maior sequência de dias ouvindo músicas e top 5 singles mais ouvidos. O app também gera playlists personalizadas de acordo com os hábitos do ouvinte.

Outros recursos interessantes são o Passaporte Musical, que mostra os países de origem dos artistas ouvidos, e também a apresentação do artista mais tocado como “melhor amigo musical” do usuário.

Como acessar o Recap do YouTube Music

Para visualizar a retrospectiva no app do YouTube Music, basta tocar no avatar no canto superior direito da tela e depois selecionar “Sua Recap”.

YouTube Music
Recap do YouTube Music gera playlists personalizadas de acordo com hoshábitos do ouvinte (Captura de tela/André Magalhães/Canaltech)

6. Deezer

Com o My Deezer Year, os usuários do streaming musical também podem acessar um resumo com artistas e músicas mais ouvidas ao longo de 2025. A edição atual conta com um quiz compartilhável para que qualquer pessoa tente descobrir suas músicas preferidas.

Outro destaque é a apresentação da retrospectiva com uma narrativa semelhante à de uma comédia romântica, que conta com reviravoltas e o final feliz.

Como acessar o My Deezer Year

Usuários que queiram conferir os detalhes de audição do Deezer precisam acessar o aplicativo do streaming e clicar no banner do My Deezer Year na página inicial.

Deezer
My Deezer Year conta com quiz compartilhável para descobrir qual foi o artista mais ouvido do ano pelo usuário (Divulgação/Deezer)

7. Amazon Music

Conhecida como Delivered 2025, a retrospectiva do Amazon Music chegou em 2025 com a estética do line-up de um festival, onde o artista ou banda mais popular aparece no topo e os demais são inseridos logo abaixo.

O resumo também mostra detalhes sobre gêneros, audiolivros e podcasts mais ouvidos ao longo do ano, bem como os pedidos mais comuns feitos à Alexa no período. Os ouvintes também podem ser classificados como “Trendsetter”, caso tenham escutado álbuns antes de ficarem em alta, ou “Headliner”, caso sejam os maiores fãs de uma banda.

Como acessar a retrospectiva do Amazon Music

A retrospectiva do Amazon Music está disponível na aba “Biblioteca” do aplicativo, onde os usuários precisam clicar em “Delivered 2025” para acessá-la.

Amazon Music
Amazon Music apostou na estética do line-up de festivais para sua retrospectiva de 2025 (Divulgação/Amazon)

8. Apple Music

Ainda se tratando de música, os usuários do Apple Music também podem visualizar e compartilhar suas estatísticas de uso do aplicativo. Chamada Apple Music Replay, a retrospectiva revela dados como artistas descobertos ao longo de 2025 e também aqueles que voltaram a tocar nos fones dos usuários.

Assim como nos outros streamings musicais, os ouvintes também podem conferir informações como total de minutos ouvidos, número de artistas tocados e gêneros preferidos durante o ano.

Como acessar o Apple Music Replay

O Apple Music Replay pode ser acessado diretamente na página inicial do Apple Music ao clicar no banner do resumo anual.

Apple Music
Apple Music Replay exibe os artistas descobertos e também aqueles que voltaram aos fones dos usuários (Reprodução/Apple Music)

9. Google Fotos

E há também espaço para aqueles que queiram conferir o histórico de fotos marcantes em 2025. O Google Fotos Recap 2025 exibe a quantidade de fotos tiradas, pessoas que mais apareceram nos registros e os lugares visitados.

Entre as novidades, a edição deste ano conta com a contagem do número total de selfies, opção para ocultar pessoas e fotos específicas e o recurso de editar o vídeo final da retrospectiva diretamente no CapCut.

Como acessar o Google Fotos recap

O Google Fotos Recap está disponível no carrossel de recordação na tela inicial do app do Google Fotos, e também na aba “Álbuns” do app.

Google Fotos
Contagem de selfies é uma das novidades do Google Fotos Recap 2025 (Reprodução/Google)

10. Discord

A retrospectiva do Discord chama-se Checkpoint e mostra aos usuários da plataforma informações como quantas mensagens ele enviou, quanto tempo passou na plataforma, quais os emojis mais usados e qual o servidor onde passou mais tempo em 2025.

O recurso exibe ainda qual foi a pessoa com quem o usuário mais conversou, além de gerar uma das dez opções de cartões personalizados que podem ser utilizados no avatar.

Como acessar o Checkpoint do Discord

Para acessar o Checkpoint no computador, basta encontrar o ícone de bandeira no canto superior direito da tela. No celular, o usuário precisa ir até a aba “Você” no canto inferior direito e clicar no banner da retrospectiva.

Discord
Retrospectiva do Discord exibe dados como número de mensagens enviadas e pessoas com quem o usuário mais conversou ao longo do ano (Divulgação/Discord)

Leia também: 

VÍDEO: Spotify vs Apple Music vs YouTube Music vs Outros

Leia a matéria no Canaltech.