O debate sobre o combate à adultização de crianças nas redes sociais deve ser retomado na quarta-feira (20).
- Adultização nas redes: como o lucro das big techs coloca a infância em risco
- O que é algoritmo P, mencionado por Felca em vídeo sobre ‘adultização’?
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), deve levar ao colégio de líderes, até quarta-feira, a análise de um projeto que estabelece regras para crianças e adolescentes nas redes sociais, segundo a CNN.
Motta confirmou em publicação no X que a votação do PL que protege crianças e adolescentes em ambientes digitais ocorrerá na quarta.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
O tema ganhou relevância após o youtuber Felca publicar uma denúncia em vídeo sobre a exploração de menores de idade na internet. Um dos denunciados foi o influenciador Hytalo Santos, atualmente preso.
Sobre o PL da adultização
Uma das propostas em tramitação na Casa é o projeto de lei nº 2.628, de 2022, conhecido como PL da adultização, proposto pelo senador Alessandro Vieira (MDB-SE) que dispõe sobre a proteção de crianças e adolescentes em ambientes digitais.
O projeto tramita na Comissão de Comunicação, e o relator é o deputado Jadyel Alencar (Republicanos-PI). Um dos desafios para a aprovação do PL é a oposição, que avalia que o tema pode servir como artifício para aplicar censura nas redes sociais.
Contudo, o relator aponta que o projeto já está bem elaborado e que tem buscado vencer a resistência da oposição em aprovar o PL.
Leia mais:
- Como bloquear pornografia no Twitter (X) | Guia Prático
- Como bloquear vídeos no YouTube
- Mudança dos termos de conteúdo infantil do YouTube revolta criadores
VÍDEO: É mais seguro pagar com o relógio NFC do que com o cartão por aproximação? Precisa ter LTE?
Leia a matéria no Canaltech.