
O Gemini é uma das ferramentas de inteligência artificial mais versáteis, capaz de gerar textos, imagens, vídeos e até auxiliar em tarefas complexas. Para aproveitar ao máximo seus recursos, é preciso conhecer alguns truques que tornam o uso mais eficiente e prático.
A seguir, tire suas dúvidas sobre:
- 6 recursos do Gemini que você precisa conhecer
- 8 prompts do Gemini para deixar o seu dia mais produtivo
8 truques para dominar o Gemini
- Envie prompts precisos
- Use exemplos para guiar o estilo
- Anexe arquivos do PC ou do Google Drive
- Ative o Deep Research para buscas aprofundadas
- Detalhe bem ao criar imagens ou vídeos
- Divida tarefas complexas em etapas
- Explore comandos de voz
- Estude com o Aprendizado Guiado
1. Envie prompts precisos
Para ter respostas mais precisas, faça pedidos claros e detalhados. Assim, o Gemini entende melhor o que você quer e responde do jeito que você espera.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Por exemplo, em vez de solicitar “ajuda com marketing”, prefira “Crie um plano de marketing digital para uma loja de roupas femininas focada em Instagram e Google Ads”.
2. Use exemplos para guiar o estilo
Se deseja que o Gemini adote um tom específico em suas respostas, forneça exemplos. Assim, a IA consegue ajustar o estilo da resposta conforme suas preferências.
Por exemplo, se deseja uma resposta com tom profissional, pode dizer: “Responda como se fosse um consultor de negócios experiente”.
3. Anexe arquivos do PC ou do Google Drive
O Gemini pode analisar documentos anexados para fornecer resumos ou respostas baseadas no conteúdo.
Ao carregar um arquivo, como um PDF ou uma planilha, você pode pedir: “Leia este documento e me forneça um resumo dos principais pontos”.
4. Ative o Deep Research para buscas aprofundadas
Quando precisar de informações detalhadas ou atualizadas, ative o recurso de Deep Research. Isso permite que o Gemini realize buscas na web para fornecer respostas mais completas e precisas.

5. Detalhe bem ao criar imagens ou vídeos
Para criar imagens ou vídeos, forneça detalhes sobre o que deseja, como estilo, cores, iluminação e cenário. Quanto mais específico você for, mais o Gemini vai conseguir gerar conteúdos visuais que correspondam à sua visão.
6. Divida tarefas complexas em etapas
O Gemini responde melhor a solicitações menores, por isso, sempre que possível divida tarefas complexas em etapas.
Por exemplo, se você for criar um curso online, dá para começar pedindo: “Liste os módulos e tópicos principais do curso” e, depois, solicitar: “Sugira atividades práticas para cada módulo”.
7. Explore comandos de voz
No Gemini Live, você pode dar comandos por voz em vez de digitar, o que torna a interação mais ágil. Por exemplo, basta falar “Resuma este artigo” enquanto lê uma página, e o Gemini vai fornecer um resumo do conteúdo em tempo real e por voz.
8. Estude com o Aprendizado Guiado
O Gemini oferece o modo de Aprendizado Guiado e pode ser usado se você deseja entender melhor um tema.
Em vez de respostas rápidas, ele explica passo a passo, se adapta ao seu ritmo e faz perguntas no estilo método socrático para que você reflita e compreenda o “como” e o “porquê” dos conceitos.
Confira outros conteúdos do Canaltech:
- Truque no Gemini mostra seu retrato daqui a alguns anos; veja como usar
- Como restaurar fotos antigas com IA pelo Gemini
- Quer transformar uma foto em vídeo? Veja como fazer a edição no Gemini
VÍDEO: O Gemini é muito bom (e isso é um problema)
Leia a matéria no Canaltech.

