Deezer lança Flow Tuner e amplia controle sobre playlists personalizadas

Tecnologia

Um dos principais recursos do Deezer é o Flow, que gera playlists personalizadas e recomenda faixas e artistas com base nos hábitos de escuta dos usuários. Agora, a plataforma anunciou o Flow Tuner, uma evolução dessa funcionalidade que promete oferecer recomendações mais assertivas.

O objetivo da atualização da ferramenta é ampliar o controle do usuário sobre o algoritmo. Agora, será possível ativar e desativar gêneros e subgêneros que farão parte da playlist, bem como incluir novos estilos musicais na produção de uma lista de músicas que reflita a personalidade do ouvinte.

Assim como o Flow, a nova versão do recurso gera playlists personalizadas a partir do humor e dos gêneros preferidos dos ouvintes. Conforme a pessoa realiza ações como favoritar músicas e seguir artistas, as sugestões ficam mais precisas.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

A principal diferença agora está na autonomia para definir o que deve, ou não, estar presente na playlist. O resultado é uma experiência mais imersiva e intuitiva.

Deezer
Flow Turner permite ativar e desativar gêneros e subgêneros que farão parte da playlist no Deezer (Imagem: Divulgação/Deezer)

Sugestões não precisam ser um “mistério”

Segundo Marin Lorant, head de produto da Deezer, o Flow Tuner nasce a partir da ideia de que as recomendações “não devem ser um mistério”. A executiva ressalta que as pessoas querem encontrar a música perfeita, mas com mais autonomia.

“Ao possibilitar que ativem, removam ou explorem gêneros com um único gesto, o algoritmo deixa de ser invisível e passa a se adaptar aos gostos de cada ouvinte. O resultado é uma experiência mais precisa, mais pessoal e que amplia as oportunidades de descoberta”, destaca Lorant.

A novidade se junta a outras funcionalidades voltadas à personalização da experiência no Deezer, como a possibilidade de ajustar preferências musicais. Os ouvintes também podem gerenciar as recomendações recebidas por meio de uma seção dedicada nas configurações do aplicativo.

Leia mais: 

Leia a matéria no Canaltech.