Dois novos celulares chineses foram aprovados* pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e podem ser vendidos em breve no mercado brasileiro. O Realme 15 e o Tecno Spark 40 Pro Plus mostraram que estão de acordo com os padrões técnicos exigidos pelo órgão.
O Realme 15 foi identificado na documentação com o número de modelo RMX5106. O celular já foi anunciado no mercado internacional no mês passado, como um novo representante no segmento intermediário.
Para isso, o smartphone tem um processador MediaTek Dimensity 7300 Plus como principal componente de desempenho. Trata-se de uma plataforma próxima da utilizada no Motorola Edge 60, por exemplo.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–

Outro diferencial do dispositivo é a sua grande bateria de 7.000 mAh, com suporte para recargas rápidas de 80 W com fio.
Na parte de tela, uma distinção do Realme 15 é o suporte para taxas de atualização de 144 Hz, que superam os 120 Hz vistos em grande parte dos rivais. Na prática, isso deve significar uma camada extra de fluidez em jogos ou outros aplicativos com movimentações dinâmicas.
Tecno Spark 40 Pro Plus também pode ser vendido no Brasil
Além do celular da Realme, o Tecno Spark 40 Pro Plus também passou pela certificação da Anatel. Neste caso, o número de modelo é o KM7.
Também é um aparelho com características conhecidas, visto que foi lançado no mercado global em julho.
Seu chip é o MediaTek Helio G200, processador anunciado neste ano como uma opção 4G acima do mercado de entrada. Portanto, o smartphone não conta com a geração mais recente de conectividade móvel.
Assim como o Realme, o Tecno traz uma tela de 144 Hz como um de seus principais atributos. O painel AMOLED ainda tem alta resolução de 2.720 x 1.224 pixels, e dimensões de 6,78 polegadas.

A bateria de 5.200 mAh do Spark 40 Pro Plus pode ser carregada a até 45 W com fio, ou 30 W em bases wireless compatíveis. Sua câmera principal tem 50 MP, enquanto o sensor frontal fica com 13 MP.
Embora ambos os celulares tenham sido homologados, não há confirmação das datas de lançamento. É esperado que sejam anunciados em algum momento dos próximos dias.
*Com apuração de Wendel Martins
Leia mais no Canaltech:
- Galaxy S25 FE surge na Anatel e já pode ser vendido no Brasil
- Galaxy Tab S11 Ultra está pronto para vendas no Brasil após passar pela Anatel
- Realme mostra celular com bateria que dura uma semana; conheça
Saiba como remover anúncios em celulares:
Leia a matéria no Canaltech.