O canal EIAnalistaDeBits divulgou no último sábado (23) um comparativo de desempenho de Black Myth Wukong no Xbox Series, PlayStation 5 e PS5 Pro. A partir do vídeo, é notável que alguns aspectos técnicos surpreendem na versão que chegou recentemente ao console da Microsoft.
- 8 erros que a Microsoft não pode cometer no Xbox Magnus
- Perdeu a gamescom 2025? Veja os principais jogos anunciados
A resolução do jogo no Xbox Series X atinge um pico mais alto do que o visto no PS5, dentro do modo Desempenho. Também há vantagem na distância de visualização de vegetação e qualidade das texturas. Porém, o sombreamento e a iluminação global ficam abaixo do videogame da Sony na comparação.
EIAnalistaDeBits também analisou a performance de Black Myth: Wukong no Xbox Series S, mas é constatado o óbvio: há reduções consideráveis para se tornar compatível com o que a plataforma pode rodar. Ainda assim, está “jogável” e dentro do que o público já espera do console.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
O vídeo também mostra que o Xbox apresenta mais instabilidade na taxa de quadros, o que pode incomodar parte dos jogadores. No modo Equilíbrio ele roda a 45 FPS, mas reduz para até 40 FPS e se torna mais estável quando a opção de frequência em 120 Hz é acionada.
Black Myth: Wukong é exigente
Vale notar que Black Myth: Wukong foi produzido pelo estúdio Game Science com a Unreal Engine 5 — que é um processo ultra exigente e leva PCs e consoles ao seu limite. Ele não é o único, já que Alan Wake 2 e Silent Hill 2 Remake também demonstram instabilidade no motor gráfico.
Dentro da análise apresentada, o PS5 Pro é a plataforma que apresenta os melhores benefícios de qualidade gráfica e de desempenho. Ainda assim, o Xbox Series X compete diretamente contra o PlayStation 5, já que a Microsoft não tem um videogame de alta performance nesta geração.

E vale notar que a produção da versão de Black Myth: Wukong para o Xbox começou após o lançamento do jogo para o console da Sony e PC, em 2024. Não foi há muito tempo e possivelmente serão vistas atualizações que tornarão a experiência mais estável na plataforma.
O seu próximo jogo, Black Myth: Zhong Kui, terá um tratamento diferente: de acordo com a Game Science, ele chegará simultaneamente nos videogames “mainstream” — o que inclui o PlayStation e Xbox.
Leia também no Canaltech:
- Inacreditável: GTA 6 custou mais caro que essas 10 coisas
- Metal Gear Solid Delta não passa de 60 FPS nem suporta ultrawide no PC
- Dev de Call of Duty: Black Ops 7 diz que usa IA para facilitar o desenvolvimento
Leia a matéria no Canaltech.