Desenvolvedor muda de vida estudando programação dentro de um hospital

Tecnologia

Após uma década trabalhando com WordPress, Luis Henrique sentiu que estava estagnado profissionalmente. Apaixonado por tecnologia, estudou Produção Multimídia com ênfase em Design Digital, e percebeu que faltava conhecimento em programação para se recolocar no mercado como desenvolvedor Front-End. 

“Passei 10 anos sendo um desenvolvedor mediano de WordPress, e ficou cada vez mais difícil conseguir trabalhos”, conta.

Luis foi atrás de especialização e conheceu a Mate academy, escola online de profissões em TI que oferece cursos para quem quer começar do zero e conquistar um emprego na área de tecnologia. Porém, pouco depois de iniciar o curso, teve de conciliar os estudos com uma das situações mais desafiadoras da sua vida. 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Luis recebeu a notícia de que seu pai estava com câncer de próstata e um nódulo no cérebro. Com a necessidade de acompanhá-lo cinco dias por semana no hospital, ele teve de encontrar um jeito de continuar com os estudos de programação.

Desafios técnicos e pessoais

Nos dias em que estava no hospital, Luis relata que um dos principais desafios a superar era o Wi-Fi instável do local, e comenta que chegou a fazer atividades de programação dentro de uma ambulância durante a transferência de seu pai entre hospitais

Imagem: Reprodução/Mate academy

Além do drama familiar, o jovem foi diagnosticado no espectro autista de nível 1 de suporte. A descoberta o ajudou a reformular sua abordagem de aprendizado, e Luis conta que o suporte da equipe, principalmente de Victor Rachick, gerente de carreira da Mate academy, foi fundamental

De acordo com o então aluno, Victor ofereceu acompanhamento personalizado e se mostrou empático com toda a situação que passava.

Recolocação no mercado de trabalho

Após se formar no curso escolhido, Luis enfrentou outro desafio: a recolocação no mercado de trabalho. Agora, como desenvolvedor Front-End. 

Enquanto buscava por um emprego em sua área de formação, Luis trabalhou com telemarketing para conseguir pagar pelo tratamento do pai. Neste período, mantinha a meta de enviar oito candidaturas em vagas de emprego por dia. 

Na procura por recolocação, Luis contou com o auxílio do Programa de Empregabilidade da Mate academy, iniciativa que faz parte do sistema educacional de todos os cursos escola, e que o ajudou a se preparar para entrevistas, além dele participar de simulações técnicas e mentorias individuais com especialistas em recrutamento e seleção da escola.

Neste período, o programador contou também com o painel inteligente de vagas no site da Mate academy, um recurso que a escola oferece para os alunos se candidatarem facilmente a oportunidades de trabalho. O painel é abastecido semanalmente com dezenas de vagas de emprego e facilita a candidatura dos alunos que buscam por colocação profissional.

Imagem: Reprodução/Mate academy

E a persistência deu resultado: hoje Luis trabalha com o que sempre quis. É desenvolvedor Front-End em uma empresa global de tecnologia, trabalha de casa e conta com diversos benefícios.

A Mate academy

A Mate academy, que ajudou o Luis a conquistar objetivos de vida, possui uma metodologia prática focada em preparar profissionais para o mercado de trabalho. A escola conta com cursos profissionalizantes e pós-graduação de Analista de Dados, Desenvolvedor Front-End, Full Stack, Full Stack Python e Engenheiro de QA.

Além disso, os alunos têm acesso a um curso de inglês gratuito e ao programa de empregabilidade da escola, que une diversas mentorias, testes e acompanhamento especializado para direcionar e auxiliar os alunos que buscam por emprego na área. A Mate academy ainda garante a devolução do dinheiro investido no curso, caso o aluno graduado não consiga um emprego após se formar na escola.

Até o momento, mais de 5 mil pessoas estão empregadas após se formaram na Mate academy. A escola também oferece consultorias gratuitas através do WhatsApp, onde conversa com pessoas interessadas nos cursos e tira dúvidas sobre o programa de empregabilidade deles. Você também pode fazer essa consultoria se cadastrando através do site da Mate. Os cursos são online e podem ser concluídos em alguns meses.

Leia a matéria no Canaltech.