
No mesmo dia em que a Sony anunciou uma campanha publicitária em comemoração ao 5º aniversário do PlayStation 5, a Microsoft lançou uma campanha chamada “This is how we play now”, algo como “É assim que jogamos agora”.
- Ainda vale a pena assinar o Xbox Game Pass no Brasil?
- Game Pass: quais as diferenças entre os planos de assinatura?
A nova campanha, composta até o momento por dois vídeos, tem foco no Xbox Game Pass e, principalmente, no PC, não no hardware Xbox. A primeira delas, lançada nesta terça-feira (4), conta com o título “Xbox Game Pass: novos jogos adicionados o tempo todo”, mostra um rapaz desesperado em uma espécie de caixa em uma locadora de jogos, esperando pela devolução de um jogo em mídia física.
O comercial então é cortado pela frase “Eram outros tempos”, levando-nos a um setup de PC gamer onde um jogador acessa o catálogo do Xbox Game Pass no computador.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Não ficou clara a intenção da Microsoft, mas jogadores e fãs não gostaram nada. Um usuário comentou no vídeo publicado no YouTube: “O desrespeito e o descaso com os jogos físicos dizem muito”.
De fato, o que o pequeno comercial dá a entender é que a mídia física ficou no passado, apesar das discussões sobre preservação de games e licença de softwares em plataformas estarem mais acirradas como nunca.
A mensagem é um claro aceno ao abandono total das mídias físicas, que vêm sendo deixadas de lado pela Microsoft nos tempos recentes. Mesmo jogos first-party deixaram de contar com este tipo de distribuição, diferente da Sony (que apesar de seguir com a mídia física, está trilhando o mesmo caminho do Xbox, mas em passos mais lentos) e da Nintendo.
Outro usuário comentou: “O fato de eles nem mostrarem o próprio console Xbox para representar o presente já diz tudo”, reforçando a estratégia multiplataforma do Xbox e a descentralização do console de games em prol do avanço do Xbox Game Pass em múltiplos dispositivos.

Vários outros usuários comentaram duramente a propaganda, que conta com 37 mil visualizações no YouTube e apenas 1 mil curtidas. Lendo alguns comentários, não será difícil encontrar coisas como: “A Microsoft está fazendo speedrun em destruir toda a marca Xbox” ou “Vocês [Microsoft] estão me fazendo comprar um PS5 depois de 7 anos de Xbox”.
Próximo Xbox será um PC híbrido?
Vale lembrar que, recentemente, o CEO da Microsoft, Satya Nadella, indicou que a futura geração do Xbox poderia ser um PC híbrido, um console mais próximo de computadores.
Executivos do Xbox indicaram que o ROG Xbox Ally, PC portátil fabricado em parceria com a ASUS já homologado pela Anatel, é um pequeno aperitivo do próximo Xbox de mesa.
Leia também no Canaltech:
- Microsoft “libera geral” e leva modo console do Xbox para outros portáteis
- Bug ou esperança? Jogos “mortos” do Xbox 360 ressurgem com selo “Em breve”
- “Roda tudo”: Próximo Xbox pode ter Steam, Epic e até jogos do PlayStation
Vídeo: Nintendo Switch 2 chegou! Mas e o primeiro? Ainda vale a pena?
Leia a matéria no Canaltech.

