Organizado pela ApexBrasil, evento liderado pelo vice-presidente e ministro Geraldo Alckimin fortalece as relações comerciais entre as duas maiores economias do Sul Global
Da Redação (*)
Brasília – O Diálogo Empresarial Índia-Brasil 2025 teve início hoje (16), em Nova Délhi, marcando um novo capítulo nas relações econômicas entre as duas maiores democracias do Sul Global. Organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Federation of Indian Chambers of Commerce and Industry (FICCI), o evento integra a missão institucional e empresarial do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE), realizada por ocasião da visita oficial do vice-presidente da República e ministro do MDIC, Geraldo Alckmin, à Índia.
“Brasil e Índia compartilham uma visão comum de desenvolvimento sustentável e inclusivo. Este diálogo é essencial para ampliar investimentos, fortalecer a integração produtiva e consolidar novas oportunidades entre nossos países”, destacou o vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin durante a cerimônia.
Segundo Ana Paula Repezza, diretora de Negócios da ApexBrasil, que também participou do evento, o Diálogo Empresarial marca um avanço nas relações econômicas entre os dois países, com foco em inovação e sustentabilidade.
“A Índia é hoje um dos mercados mais dinâmicos do mundo e um parceiro prioritário para o Brasil. As exportações brasileiras para o país cresceram 27,5% entre janeiro e setembro deste ano, impulsionadas por setores altamente complementares. Nosso propósito é transformar esse dinamismo em novos investimentos, inovação e geração de empregos qualificados”, afirmou.
A comitiva contou também com a presença do ministro da Defesa, José Múcio, que ressaltou o potencial da relação bilateral no setor de defesa e tecnologia. “A Índia é um aliado estratégico para o Brasil nessa área. Compartilhamos desafios e objetivos semelhantes, e essa parceria cria oportunidades concretas de desenvolvimento conjunto e intercâmbio tecnológico”, destacou o ministro.
A programação reuniu autoridades e mais de 100 representantes de empresas e instituições brasileiras e indianas, que participaram de painéis, reuniões bilaterais e sessões temáticas sobre investimentos, sustentabilidade e inovação.
A agenda busca ampliar o comércio atrair investimentos, gerar empregos e fortalecer a cooperação entre os dois países. Ademais, foram também debatidas as possibilidades de ampliação do Acordo Mercosul-Índia para inclusão de mais setores beneficiados.
Compromisso conjunto
Durante o evento, a FICCI realizou a entrega do “Green Certificate” ao vice-presidente Geraldo Alckmin e ao ministro do Comércio e Indústria da Índia, Piyush Goyal, em reconhecimento ao compromisso conjunto de ambos os países com o desenvolvimento sustentável. A entrega do prêmio reforça a atuação conjunta de ambas as nações no grupo BASIC (Brasil, África do Sul, Índia e China). Formado em 2009, durante a COP 15, o grupo busca cooperar em questões de mudança climática, com foco em desenvolvimento sustentável e a necessidade de transições justas para sociedades de baixo carbono.
Também na ocasião, foi assinado o Termo de Referência do Fórum Empresarial de Líderes Brasil–Índia, iniciativa da CNI e da FICCI que visa estreitar o diálogo entre o setor privado dos dois países e fortalecer a agenda de cooperação econômica e industrial.
O segundo dia do evento, nesta sexta-feira (17), será dedicado a visitas técnicas a relevantes players do mercado indiano, com a presença de representantes de governos e empresas brasileiras.
Brasil e Índia: economias complementares e em expansão
Em 2024, o comércio bilateral entre os dois países alcançou US$ 12,1 bilhões, com destaque para as exportações brasileiras de açúcar, petróleo bruto, óleos vegetais e algodão. Já a Índia se consolidou como um dos principais fornecedores de diesel, produtos farmacêuticos e químicos para o Brasil.
O estudo Perfil de Comércio e Investimentos – Índia 2025, elaborado pela ApexBrasil, identifica 385 oportunidades de exportação para empresas brasileiras em setores como proteína animal, celulose, etanol, pedras preciosas e máquinas agrícolas, refletindo o alto potencial de complementaridade entre as duas economias.
(*) Com informações da ApexBrasil
O post Diálogo Empresarial: Brasil e Índia reforçam parceria estratégica em comércio, inovação e sustentabilidade apareceu primeiro em Comex do Brasil.