Disco: Google anuncia navegador que cria abas interativas com IA

Tecnologia
Resumo
  • Google anunciou Disco, navegador experimental com IA, que utiliza a base do Chromium e apresenta as GenTabs, guias interativas criadas com o modelo de IA Gemini 3;
  • GenTabs combinam comandos do usuário, páginas abertas e histórico de interações para criar guias personalizadas, permitindo a criação de planos de viagem, estudo e pequenos aplicativos;
  • Disco está em teste com um grupo restrito de usuários no macOS, sendo necessário entrar em uma lista de espera para experimentá-lo.

Disco é o nome do mais novo projeto experimental do Google Labs. Trata-se de um navegador web com funcionalidades baseadas em inteligência artificial. Os mais importantes desses recursos são as GenTabs, que consistem em guias interativas desenvolvidas com auxílio do modelo de IA Gemini 3.

Como navegador em si, o Disco não é exatamente novo, pois a sua estrutura vem do Chromium que, como você deve saber, é a mesma base do Google Chrome e de vários outros browsers. As chamadas GenTabs é que tornam a novidade peculiar.

A proposta das GenTabs é funcionar como guias que combinam comandos do usuário (prompts), páginas abertas e até histórico de interações para gerar guias com informações ou funcionalidades apresentadas sob medida.

Por exemplo, se estiver planejando uma viagem, o usuário pode pedir ao Disco, via chat, que o ajude a montar um roteiro. As páginas que forem abertas e as informações que forem inseridas pelo usuário servem, então, para que uma GenTab seja criada fornecendo mapa, planejamento de atividades turísticas, recomendações de restaurantes e assim por diante.

GenTabs podem ser criadas para montagem de planos de estudos, pequenos aplicativos e até jogos, sem que o usuário precise saber programar. Todas as GenTabs já existentes podem ser modificadas ou atualizadas pelo usuário a qualquer momento, conforme a sua necessidade ou conveniência.

Disponibilidade do Google Disco

Por ser um projeto experimental, o Disco está sendo testado com um grupo restrito de usuários. Interessados em fazer parte desse grupo devem acessar o site do Disco e se cadastrar na lista de espera. Atualmente, a novidade tem apenas uma versão para macOS.

Apesar de o Disco ser um navegador, isso não significa que o Google está disposto a aposentar o Chrome. Até o momento, a companhia não fez nenhum anúncio nesse sentido. O que é mais provável de ocorrer é de recursos desenvolvidos no Disco serem transferidos para o Chrome em algum momento.

Coincidentemente, o anúncio do Google foi feito no mesmo dia em que o Opera Neon foi liberado globalmente. O navegador da Opera traz recursos nativos de IA, razão pela qual requer uma assinatura com preço de US$ 19,90 por mês (R$ 108, na conversão direta) para ser usado.

Disco: Google anuncia navegador que cria abas interativas com IA