
Resumo
- Discord exigirá confirmação de idade para todos os usuários a partir de março.
- Perfis serão tratados, inicialmente, como contas de adolescentes, com limitações automáticas de conteúdo que serão desativadas apenas com a confirmação etária.
- A plataforma criará um Conselho Adolescente para colaborar no desenvolvimento de políticas, incorporando a visão dos jovens nas decisões futuras.
O Discord anunciou nesta segunda-feira (09/02) que vai começar a exigir confirmação de idade de novos e antigos usuários em todo o mundo. A medida começa a valer em março e faz parte de uma reformulação das políticas de segurança da plataforma, que passa a adotar, por padrão, uma experiência pensada para adolescentes, mesmo em contas já existentes.
Com a mudança, todos os perfis serão inicialmente tratados como contas de adolescentes, com limitações automáticas de conteúdo e interação. Para acessar determinados recursos ou alterar essas restrições, o usuário precisará passar por um processo de verificação etária via reconhecimento facial ou envio de documento de identificação.
O objetivo, segundo a empresa, é reforçar a proteção de usuários entre 13 e 17 anos sem comprometer a privacidade nem o funcionamento das comunidades. Em comunicado, a chefe de políticas de produto do Discord, Savannah Badalich, afirmou: “Não há área em que nosso trabalho de segurança seja mais importante do que quando falamos de adolescentes”.
Como vai funcionar?
A confirmação de idade será exigida principalmente quando o usuário quiser acessar conteúdos sensíveis ou alterar configurações restritas. Para isso, o Discord vai permitir o envio de vídeo-selfie ou de documento de identidade a parceiros externos. A empresa também usará um sistema próprio de inferência etária, que funciona em segundo plano e, em alguns casos, pode reduzir a necessidade de verificação direta.
A plataforma afirma que os vídeos selfie serão processados nos próprios dispositivos, e os documentos enviados poderão ser excluídos rapidamente. Após a validação, o Discord vai enviar uma confirmação por mensagem direta, e o usuário pode consultar ou contestar sua classificação a qualquer momento nas configurações.
A partir de março, filtros de conteúdo sensível só poderão ser desativados por contas confirmadas como adultas. O mesmo vale para o acesso a canais, servidores e comandos com restrição de idade, além da possibilidade de falar em canais de palco.

Contas de adolescentes x contas de adultos
A conta de adolescente passa a ser o padrão para todos. Nela, filtros de conteúdo sensível ficam ativados, mensagens diretas de desconhecidos vão para uma caixa separada, há alertas extras em pedidos de amizade e o acesso a canais, servidores e comandos com restrição etária é bloqueado. Além disso, usuários nessa categoria não podem falar em palcos de servidores.
Para alterar essa configuração, será solicitada a confirmação etária. Com uma “conta de adulto”, há mais liberdade: usuários verificados podem desativar filtros de conteúdo, acessar canais com restrição etária, modificar a caixa de solicitações de mensagens, receber alertas de pedidos de amizade e falar em palcos de servidores.
Além das mudanças técnicas, o Discord anunciou a criação de um Conselho Adolescente, formado por jovens de 13 a 17 anos, que vai colaborar no desenvolvimento de políticas e recursos futuros. A proposta é incorporar diretamente a visão dos adolescentes nas decisões da plataforma.
Discord exigirá confirmação de idade para todos a partir de março

