
Resumo
- Disney acusa Google de usar personagens de franquias como Deadpool, Os Simpsons e Star Wars em ferramentas de IA, sem permissões;
- Notificação extrajudicial afirma que Google pratica violação de direitos autorais em “escala massiva” para treinamento de modelos de IA;
- Acusação ocorre ao mesmo tempo em que Disney anunciou acordo com OpenAI para licenciar seu conteúdo para uso em serviços de IA generativa.
A Walt Disney Company enviou uma notificação extrajudicial ao Google acusando a companhia de violação em “escala massiva” de direitos autorais para treinamento de modelos de IA. Coincidência ou não, a acusação foi formalizada quase ao mesmo tempo em que Disney e OpenAI anunciaram um acordo sobre inteligência artificial.
Segundo a Disney, o conteúdo protegido por direitos autorais que o Google teria usado indevidamente envolve franquias ou personagens como Deadpool, Moana, Os Simpsons e Star Wars. A notificação inclui imagens que comprovariam o uso indevido dessas propriedades em ferramentas de inteligência artificial do Google, sem as devidas permissões.
O trecho mais marcante do documento diz o seguinte:
O Google está infringindo os direitos autorais da Disney em escala massiva, copiando um grande acervo de obras protegidas por direitos autorais da Disney sem autorização para treinar e desenvolver modelos e serviços de inteligência artificial (IA) generativa, e usando modelos e serviços de IA para explorar e distribuir comercialmente cópias de suas obras protegidas para consumidores, em violação aos direitos autorais da Disney.
David Singer, advogado que representa a Walt Disney
Ainda na notificação, a Disney afirma que o Google se recusou a adotar medidas tecnológicas para prevenir as supostas violações de direitos autorais.
A Disney também argumenta que vem tentando tratar do assunto com o Google há meses, mas que, durante esse período, a companhia de Mountain View acabou por intensificar o uso indevido de materiais protegidos.
Para que o assunto não se transforme em uma guerra nos tribunais dos Estados Unidos, a notificação exige que o Google identifique e deixe de usar materiais da Disney protegidos por direitos autorais em seus serviços de IA, bem como adote medidas para evitar que isso ocorra em outras oportunidades.
Até o momento, o Google não se manifestou publicamente sobre o assunto.

Disney e OpenAI fecharam acordo para IA
A notificação extrajudicial da Disney foi enviada ao Google na quarta-feira (10/12). Nesta quinta-feira (11/12), a Disney anunciou um acordo bilionário com a OpenAI em que licencia o seu conteúdo para uso em serviços de IA generativa.
Para ser exato, a parceria prevê que elementos como figurinos, cenários e personagens da Disney sejam usados para criação de vídeos curtos no Sora, plataforma de vídeo generativo da OpenAI.
Com informações de Variety

