O Windows 95 completa 30 anos de aniversário neste domingo (24) como um dos lançamentos mais importantes da Microsoft. Pela primeira vez, a empresa lançou uma interface mais amigável para os usuários e destacou o seu nome na índustria de computadores pessoais.
- Como o Windows evoluiu a cada versão | Todas as gerações
- Relembre os sons de inicialização do Windows | Todas as versões
Algumas novidades da versão de 1995 se tornaram parte da fundação do sistema operacional, como o Menu Iniciar. Por outro lado, bastante coisa mudou nos últimos 30 anos — confira quais.
O que mudou do Windows 95 para o Windows 11?
Confira a lista:
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
- Menu Iniciar mais completo
- Barra de Tarefas
- Visual
- Navegador padrão
- Maior segurança
- Download mais fácil de apps
- Assistente de IA
1. Menu Iniciar mais completo
O Menu Iniciar foi revolucionário no Windows 95: pela primeira vez, a Microsoft trazia um atalho para concentrar todos os apps instalados e facilitar a navegação.
Uma das principais mudanças ocorreu no Windows 8, com a implementação de blocos separados por categorias e um modo em tela cheia, mas a empresa voltou atrás na geração seguinte. Atualmente, o Windows 11 concentra arquivos recentes e aplicativos mais usados, além de espaço para conferir a integração com o telefone.

2. Barra de Tarefas
A Barra de Tarefas foi uma das grandes novidades do Windows 95, como parte das iniciativas da MS para tornar o sistema mais amigável ao usuário.
Por muito tempo, o formato convencional da barra foi mantida, mas o Windows 11 chegou com um ajuste radical ao colocar os ícones de apps no centro da tela, quebrando com um padrão de anos com os ícones no canto esquerdo.
3. Visual
Não dá para acusar a Microsoft de mesmice: o sistema teve muitas caras com o passar do tempo. O formato tradicional do Windows 95 deu lugar aos tons mais coloridos do Windows XP, que passou para o visual transparente do Windows Vista e os Live Tiles do Windows 8.
O Windows 11 adotou uma nova linguagem de design chamada Fluent, com ícones flutuantes, efeitos de profundidade e muito 3D.

4. Navegador padrão
A Microsoft tomou uma medida drástica ao usar o Internet Explorer como navegador padrão e “sufocar” a concorrência no Windows. O navegador se tornou o mais popular por causa do sistema operacional, mas também parou no tempo enquanto outros concorrentes construíam opções melhores.
Após a popularização de Chrome e Firefox, o IE perdeu forças até ser desativado pela MS. O Edge, solução atual, se consolidou como uma opção mais confiável para navegar pela web sem baixar outro aplicativo.
5. Maior segurança
Segurança sempre foi um grande problema das primeiras versões domésticas do Windows. O sistema era um alvo fácil de malwares e tinha poucas barreiras nativas de proteção, o que exigia o uso de antivírus de terceiros.
A situação começou a mudar com a chegada do Windows Defender, antivírus nativo do SO com desempenho similar ao de concorrentes em testes de performance. Além disso, versões mais recentes como o Windows 11 contam com recursos de biometria e criptografia de arquivos.

6. Download mais fácil de apps
Antes, instalar novos programas no PC exigia os CD-ROMs de instalação ou baixar os arquivos executáveis em sites de terceiros. O processo mudou bastante com o passar dos anos, principalmente com acesso a conexões mais rápidas na internet.
O Windows atualmente concentra a maioria de seus apps compatíveis na Microsoft Store, assim como ocorre no macOS. Dessa forma, é possível encontrar versões oficiais e ainda manter todos os softwares atualizados numa experiência similar à dos celulares.
7. Assistente de IA
Na época do Windows 95, ter um assistente que atende a todos os comandos em linguagem natural parecia algo vindo de um filme de ficção científica. Com o Microsoft Copilot, isso se tornou realidade — além de tirar dúvidas rápidas, os PCs Copilot+ conseguem vasculhar arquivos e realizar ações nos documentos salvos.
A Gigante de Redmond já havia tentado implementar um assistente de voz antes com a Cortana, mas o experimento não deu muito certo. O Copilot, por outro lado, se tornou uma opção mais confiável.
Leia também:
- Como era o Windows XP? Relembre 5 telas e sons que marcaram o sistema
- 50 anos de Microsoft: conheça 8 curiosidades da empresa
- Orkut, MySpace e mais: relembre redes sociais que fizeram sucesso nos anos 2000
VÍDEO: a primeira cópia do Windows 95 foi preservada
Leia a matéria no Canaltech.