Dobrável do Google explode durante teste de durabilidade; assista

Tecnologia
GIF do momento em que um smartphone dobrável começa a soltar fumaça
Pixel 10 Pro Fold entra em combustão após dobra (imagem: reprodução/JerryRigEverything)
Resumo
  • Google Pixel 10 Pro Fold quebrou e explodiu em teste de durabilidade do canal JerryRigEverything.
  • Zack Nelson, responsável pelo teste, criticou o Google por repetir o erro de design que já causou outros problemas.
  • O modelo não é vendido oficialmente no Brasil.

O Google Pixel 10 Pro Fold quebrou e explodiu durante um teste de resistência do youtuber Zack Nelson, do popular canal JerryRigEverything. O vídeo, publicado nessa terça-feira (14/10), mostra Nelson partindo o aparelho ao meio e a bateria entrando em combustão, evento considerado “catastrófico” e inédito pelo criador em mais de dez anos de testes.

No teste de dobra, Nelson afirma que o Pixel 10 Pro Fold se partiu exatamente no mesmo ponto que suas duas gerações anteriores: as linhas de antena localizadas ao lado da dobradiça. Após a quebra inicial, ao dobrar novamente, a bateria do dispositivo entrou em curto.

Captura de tela mostra o Pixel 10 Pro Fold queimado após entrar em combustão
Pixel dobrável foi primeiro smartphone a pegar fogo em testes do canal (imagem: reprodução/JerryRigEverything)

O incidente é especialmente crítico para o Google, que fez da durabilidade um dos principais pilares de marketing do aparelho, destacando a inclusão da certificação IP68 — a primeira vez que um dobrável recebe proteção oficial contra poeira, além de água.

“Surpreendentemente, na década em que venho testando a durabilidade de celulares, eu nunca tive um smartphone que explodiu antes. O Pixel 10 Pro Fold é o primeiro a pegar fogo”, afirma Nelson no vídeo.

Falha “totalmente previsível”

O canal JerryRigEverything é conhecido por submeter smartphones a uma série de testes rigorosos, que incluem arranhões, calor e, o mais famoso, o teste de dobra, que aplica força para verificar a integridade da construção.

Segundo o youtuber, a falha do Pixel 10 Pro Fold era esperada. “Esta falha catastrófica era totalmente previsível há 730 dias”, diz ele, referindo-se aos testes com o Pixel Fold original e o Pixel 9 Pro Fold, que quebraram no mesmo local.

Nelson criticou duratemente o Google por não ter reposicionado as linhas de antena, um ponto fraco já conhecido. “É como Vader construindo uma terceira Estrela da Morte com a mesma porta de exaustão”, compara.

É importante reforçar que os testes são extremos e durante um uso normal é improvável que o aparelho sofra danos do mesmo nível. Contudo, o resultado pode indicar problemas em caso de acidentes, como uma forte dobra acidental (sentar em cima do aparelho, por exemplo) ou até mesmo uma queda.

Pixel 10 Pro Fold não é vendido no Brasil

Lançado em agosto, o Google Pixel 10 Pro Fold chegou ao mercado com especificações de ponta e um forte apelo à resistência. Além da inédita certificação IP68, a empresa afirmou durante o lançamento que o aparelho era “extremamente durável”. O smartphone não é vendido oficialmente no Brasil.

Aliás, o IP68 também foi alvo de questionamentos do youtuber. Durante o teste, ele joga areia sobre a dobradiça e, ao abrir e fechar o aparelho, é possível ouvir ruídos de atrito, indicando que os detritos entraram no mecanismo. “A Samsung nunca alegou que seus dobráveis eram à prova de poeira”, pontua.

O vídeo rapidamente gerou repercussão nas redes sociais, chamado por alguns usuários no X/Twitter de “sucessor do Galaxy Note 7”.

Dobrável do Google explode durante teste de durabilidade; assista