Donald Trump elogia CEO da Intel após exigir a sua renúncia

Tecnologia
Resumo
  • Após encontro, Donald Trump elogiou o CEO da Intel, Lip-Bu Tan, após exigir a sua renúncia por supostos vínculos com empresas chinesas;
  • Antes da reunião, Lip-Bu Tan respondeu à mensagem de Trump com uma postura conciliadora, destacando seu compromisso com a segurança nacional dos EUA;
  • Após a reunião na Casa Branca, Trump elogiou Tan e não fez mais menções à renúncia.

Na semana passada, Donald Trump exigiu que Lip-Bu Tan deixasse o cargo de CEO da Intel por seu suposto envolvimento com empresas chinesas. Mas a situação mudou: depois de uma reunião entre ambos na Casa Branca, o presidente dos Estados Unidos teceu elogios ao executivo.

Trump pediu a renúncia de Lip-Bu Tan em 7 de agosto, via plataforma Truth Social. O episódio causou estranheza, pois não é comum Trump tentar interferir tão diretamente na direção de uma companhia do setor privado.

O motivo da declaração estava na desconfiança da administração Trump de que Tan teria realizado numerosos investimentos em companhias chinesas no decorrer de sua trajetória profissional e, com efeito, mantivesse contato com essas empresas.

Não demorou para Lip-Bu Tan responder à mensagem de Trump. Mas, experiente que é, o executivo preferiu adotar uma postura conciliadora em vez de retrucar de modo radical. Parte da carta do executivo diz:

Deixem-me começar dizendo o seguinte: os Estados Unidos são a minha casa há mais de 40 anos. Amo o país e sou profundamente grato pelas oportunidades que ele me proporcionou. Também amo esta companhia. Liderar a Intel neste momento crítico não é apenas um trabalho — é um privilégio.

(…) Compartilho plenamente o compromisso do presidente [americano] com o avanço da segurança nacional e econômica dos EUA, aprecio a sua liderança para promover essas prioridades e tenho orgulho de comandar uma empresa tão central para esses objetivos.

Lip-Bu Tan, CEO da Intel

O “acordo de paz” entre Donald Trump e Lip-Bu Tan

Na segunda-feira (11/08), Lip-Bu Tan se reuniu com Donald Trump na Casa Branca. A estratégia deu resultado: o presidente dos Estados Unidos não só não voltou mais a falar em renúncia como elogiou o executivo.

Novamente usando a plataforma Truth Social, Trump declarou (em tradução livre):

Eu me encontrei com o Sr. Lip-Bu Tan, da Intel, junto com o Secretário de Comércio, Howard Lutnick, e o Secretário do Tesouro, Scott Bessent. A reunião foi muito interessante.

Seu sucesso e ascensão são uma história incrível. O Sr. Tan e os membros do meu gabinete passarão um tempo juntos e me trarão sugestões durante a próxima semana. Agradeço a atenção dispensada a este assunto!

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos

O clima com o governo americano agora é de paz, mas o executivo ainda tem muito trabalho a fazer dentro de casa. Lip-Bu Tan assumiu o posto de CEO da Intel em março com a desafiadora missão de tirar a companhia da crise que enfrenta desde 2024.

Não é exagero falar em “desafiadora missão”. A Intel ficou para trás no projeto de soluções para inteligência artificial e tem tido dificuldades para desenvolver processadores que combinam alto desempenho com eficiência energética, só para citar alguns dos problemas.

Donald Trump elogia CEO da Intel após exigir a sua renúncia