Donald Trump se encontra com CEO da Intel e volta atrás em suas acusações

Tecnologia

Donald Trump e o governo dos EUA entraram em um embate com o atual CEO da Intel, Lip-Bu Tan. Diante das acusações, o executivo se defendeu e agora ambos conversaram pessoalmente para colocar todos os “pingos nos is”. Tanto o presidente dos EUA quanto a Intel afirmaram que a conversa foi produtiva e teve como foco a atual situação do Time Azul.

A Intel vive sua pior crise histórica nos últimos anos, muito por conta da divisão de fabricação de semicondutores Intel Foundry, que tem causado prejuízo à empresa, mas que também é uma peça de extrema importância na política de Trump em relação à indepedência dos EUA nesse segmento.

Pronunciamento de Trump e da Intel sobre a reunião

Em sua rede social, Truth, Donald Trump disse o seguinte:


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

“Conheci o Sr. Lip-Bu Tan, da Intel, juntamente com o Secretário do Comércio, Howard Lutnick, e o Secretário do Tesouro, Scott Bessent. A reunião foi muito interessante. O seu sucesso e ascensão são uma história incrível. O Sr. Tan e os membros do meu gabinete vão passar algum tempo juntos e me apresentarão sugestões durante a próxima semana”.

Não é difícil imaginar que a pauta principal da conversa é a restauração da Intel Foundry, que, segundo rumores, passa por dificuldades com a atual litografia 18A, prevista para estrear com os processadores Panther Lake. Além disso, a própria empresa já afirmou que precisa de clientes para viabilizar a próxima tecnologia (14A), do contrário seus planos serão cancelados.

A Intel também se pronunciou sobre a conversa com Donald Trump e disse que Lip-Bu Tan teve uma “discussão franca e construtiva sobre o compromisso em fortalecer a liderança tecnológica e industrial dos EUA”.

Veja mais do CTUP:

Leia a matéria no Canaltech.