Que o Brasil é o país dos memes, você já sabe. O brasileiro é conhecido por sua criatividade e senso de humor únicos, e agora essa vocação memética ganha destaque em uma exposição inédita: “MEME: no Br@sil da memeficação”, no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo (CCBB SP). A mostra abriu na última quarta-feira (27) e fica disponível até 3 de novembro. Os ingressos são gratuitos, mas precisam ser retirados online ou na bilheteria do CCBB.
- Memes gringos com a fórmula de Bhaskara e Bart Simpson viralizam citando Brasil
- IA promete criar vídeos de memes com um único clique; conheça a OpenArt
A exposição não é só sobre risadas. Segundo a curadora Clarissa Diniz, “memes não são só piadas. Eles são ferramentas políticas, culturais e afetivas. São como o Brasil elabora, disputa e negocia suas diferenças sociais, raciais, de gênero, estéticas, em tempo real”.
Com isso, a mostra propõe um olhar mais profundo sobre essa linguagem que se tornou símbolo da cultura digital e da arte contemporânea.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
O percurso está dividido em seis núcleos temáticos, como:
- Ao pé da letra: No primeiro núcleo da exposição, o foco é nos jogos semânticos que tornam os memes tão eficazes no riso.
- A hora dos amadores: o núcleo aborda como a internet e as redes sociais deram visibilidade inédita às “pessoas comuns”.
- Da versão à inversão: o núcleo mostra como memes transformam em paródia e comentário social.
- O eu proliferado: A explosão do “eu” nas redes sociais e a forma como a vida privada se tornou espetáculo
- Combater ficção com ficção: a polarização política e a radicalização do discurso público são temas centrais do núcleo.
- Memes: o que são? Onde vivem? Do que se alimentam?: o núcleo abraça a impossibilidade de definir os memes de forma única.
A montagem reúne vídeos, neons, esculturas, figurinos, quadrinhos, pinturas, objetos, painéis de LED, instalações sonoras e experiências interativas, oferecendo uma experiência completa para quem quer rir e pensar ao mesmo tempo.
Ver esta publicação no Instagram
Memes que moldam o Brasil
Para o curador Ismael Monticelli, não dá para pensar o Brasil de hoje sem considerar a produção intensa de memes. “Enquanto fazemos memes, os memes refazem o Brasil. Eles produzem memória, disputam narrativas, elaboram ficções e geram pertencimento”, afirma.
Entre os destaques da mostra estão artistas consagrados da arte contemporânea, como Anna Maria Maiolino e Claudio Tozzi, ao lado de criadores de conteúdo digital, como Porta dos Fundos, Blogueirinha e John Drops.
O projeto também se estende ao ambiente digital, com ativações especialmente pensadas para redes sociais. Em parceria com o perfil New Memeseum, conteúdos exclusivos serão compartilhados online, ampliando o debate e permitindo que mais pessoas explorem a vocação brasileira para memes.
Leia também:
VÍDEO | É meme, mas poderia ser um dia normal por aqui!
Leia a matéria no Canaltech.