Sempre que surgem notícias sobre a possibilidade de uma marca relançar no mercado um carro que fez história no Brasil, como o Chevrolet Celta, por um preço baixo, a história rapidamente viraliza e ganha ares de verdade. Para tristeza de quem sonha em ver de volta o icônico hatch no portfólio da GM, porém, tudo não passa de uma enorme fake news.
- 10 carros antigos da Chevrolet que marcaram época no Brasil
- Monza, Corvette e mais: 5 carros da GM que queríamos no Brasil
A GM fará, sim, uma série de lançamentos até o fim de 2025, como o CT Auto confirmou durante o evento promovido pela marca, mas é falso que entre eles esteja uma nova versão do Celta — e mais incorreto ainda é o preço que sites sensacionalistas vêm publicando, puramente na tentativa de angariar cliques.
A chegada de um novo hatch, com o mesmo nome do ícone que brilhou no passado, custando apenas R$ 50 mil (quase metade do preço dos carros mais baratos do mercado atualmente), é apenas “história da carochinha”, como dizem os mais antigos.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Quer entender, de uma vez por todas, como surgiu a fake news sobre a volta do Celta ao Brasil custando somente R$ 50 mil? Então vem com a gente, que o CT Auto vai explicar tudinho.

Como começou o boato sobre o “novo Celta”?
A história sobre a possível volta do Celta ao mercado, ou melhor, sobre o lançamento de um “novo Celta”, começou da mesma forma com que outra famosa fake news vira e mexe ganha destaque: a da volta do Fiat Uno, que seria lançado por menos de R$ 30 mil no Brasil.
Assim como a história do Fiat não passa de ficção, já que o carro que vem sendo tratado como “Novo Uno”, na verdade, é o Grande Panda, que custará bem mais do que R$ 30 mil, há pouca — ou nenhuma — verdade a respeito do retorno do Celta.
A fake news a respeito da possibilidade da Chevrolet lançar uma nova versão do Celta, na verdade, surgiu da imaginação fértil de algum colega de profissão e, como “mágica”, se multiplicou em outros sites. A história, na verdade, nem é sobre o Celta, e sim sobre um hatch equivalente ao modelo brasileiro, mas que é vendido no México: o Aveo.

E é justamente essa a única “verdade” a respeito novo Celta: a existência de um modelo similar, fora do país, com as mesmas características do icônico hatch. Ele poderia se dar bem no Brasil? Pode até ser que sim, mas, para isso, teria que ter sido lançado aqui, algo que não ocorreu e nem ocorrerá, já que no México ele chegou ao mercado em 2022 e permanece em linha até hoje, mas nunca sequer foi cogitado em nosso país.
Leia também:
- Quanto custaria um Chevrolet Celta ano 2000 hoje, com a inflação?
- Veja quais são os 5 carros mais baratos de se manter em 2025
Vídeo: Peugeot 2008: conheça detalhes do SUV compacto
Leia a matéria no Canaltech.