É FALSO que carregar o celular antes de o dispositivo descarregar 100% possa viciar a bateria. Essa informação circula junto a outros mitos relacionados a práticas cotidianas que supostamente reduziriam a vida útil dos smartphones, como utilizar o aparelho enquanto ele está carregando.
- É FALSO que o celular atrai raios; perigo está em carregador e telefone fixo
- É VERDADE que não pode ligar a geladeira logo após fazer a mudança
- É FALSO que a radiação do celular pode causar câncer nos usuários
Edson Watanabe, professor do Programa de Engenharia Elétrica da Coppe/UFRJ, foi direto ao comentar esse boato.
“Nunca ouvi falar disso. As baterias dos smartphones atuais não têm problemas de vício”, pontuou o docente.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Baterias de íon-lítio
A explicação para o fato de os celulares modernos não “viciarem” está no tipo de bateria utilizado atualmente, de íon-lítio. Diferentemente das antigas baterias de níquel-cádmio, elas não apresentam o chamado “efeito memória”, responsável por reduzir a capacidade de carga quando o usuário não esperava a descarga completa antes de recarregar.
“As baterias modernas permitem carga a qualquer momento, sem qualquer dano ou risco de vício. Elas foram projetadas para ter uma duração compatível com o ciclo de vida de um smartphone”, destaca a Motorola em suas orientações aos usuários.
Atualmente, inclusive, algumas fabricantes recomendam que os smartphones sejam recarregados quando atingirem entre 15% e 20% de carga. Isso porque descarregar completamente a bateria faz com que ela opere em faixas de tensão muito baixas, o que pode danificar sua química interna.
“Em baterias de geração mais antiga, geralmente havia conselhos para incentivar o uso até a descarga completa. No entanto, descarregar totalmente uma bateria em smartphones modernos pode prejudicar sua vida útil”, informa a Samsung.

Carregamento até 80%
Outra indicação para prolongar a vida útil da bateria é finalizar o carregamento do celular quando o nível atingir cerca de 80%.
“Recomenda-se não carregar mais que 80% para dar vida mais longa à bateria de íon-lítio. Alguns equipamentos já limitam a carga automaticamente, mas isso também restringe a energia disponível e pode atrapalhar o uso”, ressalta Watanabe.
Isso acontece porque, quando a bateria é constantemente carregada até 100%, há maior estresse nos materiais internos devido ao aumento da tensão elétrica, o que acelera a degradação química a longo prazo.
No entanto, é importante destacar que carregar até 100% não causa nenhum dano imediato — a diferença está apenas no desgaste acumulado ao longo dos anos.
Leia mais:
- É VERDADE que celulares dobráveis tem limite de vezes que podem abrir e fechar
- É FALSO que o celular carrega mais rápido em uma tomada com tensão de 220 volts
- É VERDADE que o nome da marca Xiaomi em mandarim quer dizer “arroz pequeno”
VÍDEO | TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE BATERIAS DE CELULAR
Leia a matéria no Canaltech.