É oficial: Apple revela novo MacBook Pro com foco total no chip M5

Tecnologia

Depois de rumores, vazamentos e um teaser da própria Apple, a nova geração de chips M5 teve seu lançamento oficializado através de um Macbook Pro de 14 polegadas. A Maçã promete grande eficiência, entregando autonomia de bateria de até 24 horas, aumento significativo de performance com IA e gráficos, e uma excelente oportunidade de upgrade para donos de aparelhos com CPUs Intel.

Segundo a Apple, o novo chip M5 entrega até 30 vezes mais desempenho gráfico em relação a um MacBook Pro com Intel Core de 9ª geração, a última a aparecer na linha de notebooks da marca. Por isso, com tanta evolução com o chip proprietário da empresa, não é difícil trazer tanta vantagem sobre processadores de mais de cinco anos atrás.

Destaques do chip Apple M5

Em relação ao novo MacBook Pro, trata-se basicamente do mesmo modelo equipado com CPU M4. Ou seja, o destaque mesmo fica para o desempenho do SoC de nova geração, já que em termos de recursos do aparelho em si, a Apple ficou devendo.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

O chip M5, no entanto, chega com a promessa de ser o “próximo grande salto em IA para o Mac”. Ele conta com uma nova GPU de 10 núcleos que, pela primeira vez, possui um “Acelerador Neural” em cada núcleo, resultando em uma performance de IA até 3,5 vezes superior à do M4. O processador também foi aprimorado, com uma CPU de 10 núcleos que é até 20% mais rápida em tarefas multi-core que a geração anterior.

Apple Macbook Pro M5
Apple Macbook Pro com chip M5 (Apple)
Apple Macbook Pro M5
Apple Macbook Pro com chip M5 (Apple)
Apple Macbook Pro M5
Apple Macbook Pro com chip M5 (Apple)
Apple Macbook Pro M5
Apple Macbook Pro com chip M5 (Apple)

A Apple também focou em outras áreas, como um 16 núcleos mais rápidos para tarefas de IA no próprio dispositivo e um aumento na largura de banda da memória, que agora ultrapassa os 150 GB/s. Outra melhoria significativa está no armazenamento: o novo MacBook Pro com M5 traz um desempenho de SSD até duas vezes mais rápido que a geração anterior, acelerando tarefas como a importação de fotos em RAW ou a exportação de vídeos grandes.

M5 vs. Gerações anteriores

A Apple fez questão de destacar o salto de performance do M5, não apenas em relação ao M4, mas principalmente para quem ainda utiliza um Mac com chip M1 ou com os antigos processadores da Intel. A mensagem é clara: agora é a melhor hora para fazer o upgrade.

M5 vs. M4:

  • Gráficos até 1,6x mais rápidos em aplicativos profissionais e jogos
  • Renderização 3D no Blender até 1,7x mais rápida
  • Desempenho em IA para aprimoramento de vídeo (Topaz Video) até 1,8x superior

M5 vs. M1:

  • Performance de CPU até 2x mais rápida
  • Desempenho de GPU com ray tracing até 6,8x superior
  • Desempenho em IA até 6x mais rápido
  • Até 4 horas a mais de autonomia de bateria

M5 vs. Intel:

  • Performance de CPU até 5,5x mais rápida
  • Desempenho de GPU com Ray Tracing até 30x superior
  • Desempenho em IA até 86x mais rápido
  • Até 14 horas a mais de autonomia de bateria
Diferenças das versões está nas quantidades de memória RAM e SSD (Imagem: Apple)

O novo MacBook Pro de 14 polegadas com chip M5 já está disponível para pré-venda nas cores “preto-espacial” e prata, com as entregas começando no dia 22 de outubro. O preço inicial é de R$ 19.999 e vai até R$ 24.799, dependendo da configuração.

Veja mais do CTUP:

Leia a matéria no Canaltech.