É oficial: Windows 11 terá botão que testa velocidade da internet

Tecnologia
Resumo
  • Windows 11 terá botão na Barra de Tarefas que testa velocidade da internet, embora a medição seja feita via web;
  • Outras novidades incluem novos emojis do pacote Emoji 16.0 e suporte a papel de parede em formato WebP;
  • Recursos como controles de webcam e Sysmon nativo também foram anunciados.

A Microsoft anunciou uma série de pequenas novidades para o Windows 11, entre elas, uma opção na Barra de Tarefas que permite que você verifique a velocidade de uma conexão à internet via Ethernet (cabo), Wi-Fi ou redes móveis (como 4G ou 5G). Mas essa não será, necessariamente, uma função nativa.

Trata-se de um recurso que já era esperado por quem acompanha o universo da Microsoft, embora estivesse quase caindo em esquecimento. Isso porque a opção que testa a velocidade da conexão no Windows 11 foi descoberta em setembro de 2025. A Microsoft levou cinco meses para fazer o anúncio oficial do recurso, portanto.

A proposta é simples: tudo o que você precisará fazer é clicar com o botão direito do mouse sobre o ícone de rede, no canto direito da Barra de Tarefas (como já dito, pode ser uma rede Wi-Fi, uma rede móvel ou uma conexão Ethernet), e escolher a opção de teste de velocidade no menu que surgir.

Contudo, o teste não é executado por meio de um software nativo. O que a nova opção faz é abrir o navegador para que o teste rode por meio de uma página web. Esta, por sua vez, consiste no testador de velocidade do Bing.

Melhor do que nada, é claro, mas não deixa de ser estranho a Microsoft implementar um botão no Windows 11 que, no fim das contas, não passa de um atalho.

O que mais a Microsoft anunciou para o Windows 11?

Como já informado, o anúncio traz um conjunto de pequenas novidades para o Windows 11. Entre os demais, estão:

  • novos emojis: eles fazem parte do pacote Emoji 16.0, que traz pelo menos uma nova imagem em cada categoria principal;
  • papel de parede em WebP: imagens no formato WebP, criado originalmente para a web, agora podem ser usadas como papel de parede;
  • controles de webcam: agora é possível controlar as rotações horizontal e vertical (pan e tilt) de câmeras compatíveis a partir da tela de configurações do componente;
  • Sysmon nativo: a ferramenta de monitoramento de eventos do sistema, que já fazia parte do projeto Sysinternals, agora é nativo do Windows 11, embora deva ser ativado manualmente.

Todos esses recursos estão sendo introduzidos nas compilações 26100.7918 e 26200.7918  do Windows 11 para participantes do programa de testes Windows Insider, no canal Release Preview. Essa etapa antecede o lançamento oficial, o que significa que não deve demorar para os novos recursos chegarem à versão final do sistema.

É oficial: Windows 11 terá botão que testa velocidade da internet