É proibido usar texturas em Free Fire para personalizar skin?

Tecnologia

Quem joga Free Fire há um tempo já deve ter ouvido falar nas famigeradas texturas, principalmente entre os usuários de dispositivos Android. Mas, afinal, o que são essas texturas? É possível levar ban por utilizá-las?

Para responder a essas e outras perguntas relacionadas às polêmicas texturas em Free Fire, o Canaltech trouxe tudo o que você precisa saber sobre esses recursos e as possíveis punições para quem as utilizar.

O que são e para que servem as texturas em Free Fire?

As texturas nada mais são do que modificações que permitem alterar a aparência de skins, armas, emotes, cenários e outros elementos de Free Fire, por meio da substituição dos arquivos do código-fonte do jogo. Normalmente, esses recursos só ficam visíveis aos usuários que aplicam as modificações. Geralmente, essas texturas são disponibilizadas de forma gratuita em sites e aplicativos de procedência duvidosa.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Texturas do Free Fire são modificações que alteram o código-fonte do jogo

Um exemplo famoso é a troca de personagens e cenários por elementos de Dragon Ball. Alguns jogadores também usam esse artifício para adquirir itens lendários dentro do jogo, como cosméticos, sem qualquer custo.

Antes que perguntem: não, as texturas não podem ser aplicadas em aparelhos da Apple. Isso porque o processo de modificação envolve o gerenciamento de arquivos do jogo, algo possível somente em dispositivos Android ou em emuladores do sistema operacional.

Jogador pode ser banido de Free Fire por usar texturas?

Como as texturas são baseadas em modificações de arquivos do Free Fire, sem qualquer autorização da Garena, a prática é considerada trapaça pela desenvolvedora e pode resultar em banimento temporário ou até permanente.

Aplicar texturas no Free Fire pode causar banimento (Divulgação/Garena)

A Garena deixa claro que qualquer modificação dos arquivos do jogo pode resultar em punição. Ao site Free Fire Mania, a empresa comentou: “Qualquer aplicativo de terceiros que interfira ou modifique o cliente do Free Fire não é permitido. Continuaremos a otimizar nosso sistema antihack, garantindo um ambiente de jogo justo para todos os nossos jogadores.”

Então, é melhor pensar duas vezes antes de tentar incorporar ou modificar arquivos do jogo, incluindo as famigeradas texturas. O risco de perder a conta no battle royale é bem grande, principalmente se levarmos em conta que essas modificações geralmente só ficam visíveis para o usuário que fez a alteração, ou seja, outros jogadores não verão que seu personagem é o Goku ou algo do tipo.

Como personalizar skins sem risco de ser banido de Free Fire?

Como mencionado, aplicar texturas no Free Fire é uma prática perigosa. Além do risco de banimento, sites e aplicativos que disponibilizam pacotes do tipo podem conter arquivos maliciosos e infectar seu dispositivo facilmente.

A principal dica para personalizar skins e outros cosméticos é por meio dos “Codiguins FF” — códigos promocionais gratuitos da Garena disponibilizados em redes sociais, livestreams e eventos. O grande problema é que os “codiguins” normalmente são limitados e têm um prazo de validade para serem resgatados.

Esses códigos normalmente possuem de 12 a 16 caracteres, combinando letras maiúsculas e números. Ao serem resgatados, os itens aparecem no “Cofre” do lobby. Vale lembrar que não é possível resgatar códigos em contas de convidados.

É possível resgatar códigos de cosméticos no site da Garena (Divulgação/Garena)

O processo é bem simples: basta acessar o site de recompensas da Garena e logar com sua conta. Depois disso é só digitar seu código e resgatar seu item.

Leia também no Canaltech:

Vídeo: Afinal, celular gamer faz sentido ou não? 

Leia a matéria no Canaltech.