“É realmente uma nova era”: Xbox confirma futuro multiplataforma de Halo

Tecnologia

O diretor de comunidade da Halo Studios, Brian Jarrard, reforçou o compromisso da desenvolvedora com jogos multiplataforma no futuro. Durante o Halo World Championship 2025, que ocorreu na última sexta-feira (24), ele afirmou que Halo: Campaign Evolved é apenas o 1º passo.

O título foi apresentado com chegada no Xbox, PCs e pela primeira vez no PlayStation 5 — com lançamento simultâneo (‘Day One’) também na plataforma da Sony. Jarrard, que inclusive vestia a blusa do PS5, aponta que esta será uma grande oportunidade de estreitar seus laços com o público:

“É um acordo gigantesco. Demorou muito para acontecer. Estamos super empolgados em poder dar as boas-vindas a ainda mais jogadores agora em uma franquia que amamos, para se apaixonarem por Halo da mesma forma que nós nos apaixonamos há 24 anos”.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Além disso, o diretor de comunidade da Halo Studios revela que não haverá divisões ou conflitos na base de fãs:

“Como um cara da comunidade, eu sei que os fãs de Halo estão muito empolgados em dar as boas-vindas aos seus amigos também. Isso só significa que terá mais Halo para todos. É realmente uma nova era. Halo no PlayStation seguirá adiante, a começar com Halo: Campaign Evolved”. 

Imagem de Halo Campaign Evolved
Halo: Campaign Evolved é o 1º jogo da franquia a chegar aos consoles PlayStation (Imagem: Divulgação/Halo Studios)

Halo passou 4 gerações como uma franquia exclusiva do Xbox, mas após a chegada de outras experiências no PlayStation, como Forza e Gears of War, era questão de tempo até vermos Master Chief na plataforma. O anúncio era evidente, principalmente depois dos cosméticos da franquia serem lançados em Helldivers 2.

Estreia de Halo no PlayStation

O jogo Halo: Campaign Evolved foi anunciado na última sexta-feira (24) como um remake completo do 1º game da franquia. Ele é produzido na Unreal Engine 5 e contará com crossplay cooperativo com até 4 jogadores — o que vai permitir que jogadores de PS5, Xbox Series e PC se unam contra os Covenant.

A Halo Studios promete visuais aprimorados e melhorias no gameplay, como a mecânica de movimentos refinados (com sprinting) e outros. A ideia é celebrar o 25º aniversário da franquia, que teve seu primeiro título lançado no Xbox em 2001.

Apesar de reacender a paixão dos fãs depois do divisivo Halo Infinite, o grande destaque é o lançamento de um game da série no PlayStation — o que derrubou todos os muros da exclusividade que existiam até então (ao menos de um dos lados). 

“O que nós queremos é que o maior número de fãs e jogadores possíveis tenham acesso ao jogo. Por estar no Xbox Series, PC e PlayStation simultaneamente, é uma bela forma de dar o pontapé inicial no 25º aniversário”, afirmou o produtor executivo da Halo Studios, Damon Conn.

Enquanto a Microsoft basicamente libera “tudo”: com Pentiment, Sea of Thieves, Hi-Fi Rush, Grounded, Indiana Jones e o Grande Círculo, Forza Horizon 5, Gears of War: Reloaded e outros, a Sony parece seguir a premissa com cautela.

Até o momento, o único jogo exclusivo nos consoles que foi liberado para o Xbox é Helldivers 2. Porém, a promessa é de que a companhia também adote a estratégia multiplataforma em breve — tendo em vista o sucesso de vendas que a rival obteve com este tipo de ação. 

Leia também no Canaltech:

Leia a matéria no Canaltech.