É VERDADE que coelhos selvagens com “chifres” foram vistos no estado do Colorado, nos Estados Unidos. As imagens viralizaram nas redes sociais ao longo das últimas semanas, mas a causa não ameaça os humanos e é considerada relativamente comum nesses animais.
- É VERDADE que peixes foram vistos ‘escalando uma cachoeira’; vídeo é no Brasil
- É FALSO o vídeo de um canguru com cartão de embarque; saiba por que viralizou
- É VERDADE que Plutão é só um planeta anão; o astro foi reclassificado em 2006
Os registros que circulam entre os internautas referem-se a coelhos infectados pelo vírus do papiloma de Shope, que provoca o crescimento de verrugas, principalmente na região do rosto.
Essa condição pode se desenvolver após a picada de mosquitos, carrapatos ou pulgas que carregam o vírus. A incidência do papiloma de Shope aumenta no verão, período de maior atividade dos vetores artrópodes, afetando principalmente os coelhos-de-cauda-de-algodão.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Esses “chifres” são formados por queratina, a mesma proteína presente em pelos e unhas. E apesar da aparência estranha, na maioria dos casos o sistema imunológico dos animais consegue eliminá-los naturalmente, sem maiores complicações.
“A maioria dos coelhos infectados consegue sobreviver à infecção viral, após o que os crescimentos desaparecem. Por esse motivo, a CPW não recomenda a eutanásia de coelhos com papilomas, a menos que estes interfiram na capacidade do animal de comer e beber”, informou a agência Colorado Parks & Wildlife (CPW), responsável pela região onde os animais foram avistados.
Rabbits in Colorado spotted with tentacle-like growths on their heads from rare virus pic.twitter.com/6KWxbvCYcb
— FearBuck (@FearedBuck) August 12, 2025
Relação com o papilomavírus humano
O papilomavírus de Shope foi descoberto na década de 1930, no Centro-Oeste dos Estados Unidos, pelo virologista Richard Shope. Seu trabalho com o vírus do coelho serviu como base para a compreensão das cepas do papilomavírus humano (HPV), responsável por casos de câncer de colo de útero.
Shope também foi o primeiro cientista a identificar o vírus influenza A, e suas pesquisas ajudaram a esclarecer que o subtipo H1N1 foi o responsável pela pandemia de gripe espanhola em 1918.
Leia mais:
- É FALSO que leite condensado diluído em água substitua consumo de leite de vaca
- É VERDADE que existe geladeira para canhoto; mas ela tem um outro nome
- É FALSO que beber água com limão em jejum cura doenças e desintoxica o corpo
VÍDEO | POR QUE NARIZ ENTOPE QUANDO ESTAMOS GRIPADOS?
Leia a matéria no Canaltech.