É VERDADE que não pode ligar a geladeira logo após fazer a mudança

Tecnologia

É VERDADE que não se deve ligar a geladeira logo após uma mudança. A dúvida sobre o momento certo de colocar o aparelho para funcionar é comum, principalmente para quem acabou de se mudar ou comprou um eletrodoméstico novo.

A recomendação das fabricantes está relacionada aos componentes internos da geladeira, que podem ficar fora da posição ideal devido aos movimentos durante o transporte até o destino final.

Óleo e gás refrigerante

Dentro do aparelho há gás refrigerante e óleo lubrificante no motor (compressor). Durante a mudança, seja em longos trajetos entre casas ou da fábrica até o endereço do comprador, esses elementos podem se deslocar para partes inadequadas, como a tubulação do sistema.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Isso pode ocorrer mesmo quando o transporte é feito corretamente — na posição vertical —, visto que o balanço do veículo é suficiente para mover o óleo até o duto de sucção de gás, o que pode comprometer o desempenho do sistema de refrigeração.

Logo, a indicação é posicionar o eletrodoméstico no local exato onde será ligado, mas sem colocá-lo na tomada por um período de aproximadamente seis horas

Esse tempo é considerado o ideal para que o óleo e o gás retornem à posição correta antes de o equipamento começar a gelar os alimentos.

Mulher mexendo em geladeira
Orientação é esperar cerca de seis horas antes de ligar a geladeira (Freepik/prostooleh)

Outras orientações para o funcionamento ideal

Além de esperar algumas horas antes de começar o resfriamento, é importante seguir outras orientações para garantir segurança e bom desempenho da geladeira:

  • Evite adaptadores e “T’s”: ligar a geladeira junto com outros aparelhos na mesma tomada pode gerar sobrecarga elétrica, aquecer a fiação e provocar curto-circuito;
  • Cheque o cabo de alimentação: se estiver danificado, procure uma assistência técnica autorizada antes de usar;
  • Ajuste a temperatura inicial: ao ligar, selecione o nível mais frio para acelerar o resfriamento e permitir que os alimentos sejam armazenados com segurança.

Essas são algumas dicas e recomendações para que o eletrodoméstico — novo ou recém-transportado — funcione sem maiores problemas durante a refrigeração dos alimentos.

Leia mais: 

VÍDEO | GELADEIRA, FRIGOBAR, ADEGA OU CERVEJEIRA? QUAL FAZ MAIS SENTIDO?

Leia a matéria no Canaltech.