É VERDADE que veados foram vistos com verrugas gigantes nos Estados Unidos

Tecnologia

É VERDADE que veados foram vistos com verrugas gigantes nos Estados Unidos ao longo das últimas semanas. As fotos que viralizaram nas redes sociais mostram animais infectados por vírus transmitidos por insetos.

Conhecidas também como papilomas, essas lesões na pele dos animais são causadas principalmente por papilomavírus, transmitidos por meio da picada de insetos. Cabeça e pescoço são as áreas mais afetadas, embora possam aparecer em qualquer parte do corpo.

“Os papilomas propriamente ditos são de cor cinza ou preta e variam em tamanho de menos de 1,25 cm a 20 cm ou mais de diâmetro. A formação verrucosa é coberta por pele coriácea e sem pelos, que pode aparecer como uma única formação ou em múltiplos aglomerados”, destaca o Mississippi Department of Wildlife, Fisheries and Parks (MDWFP) em seu site.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

O surgimento dos papilomas é mais frequente no verão, quando as temperaturas elevadas favorecem o aumento da população de insetos transmissores.

Papilomas oferecem risco à saúde dos animais?

Como ficam restritos à camada superficial da pele dos veados, os papilomas não afetam músculos ou órgãos internos e, na maioria das vezes, não representam grandes riscos à saúde.

“Raramente fibromas causam problemas aos veados, mas ocasionalmente a localização de um único ou múltiplos aglomerados grandes de fibromas pode interferir na visão, na alimentação, na respiração ou até mesmo na capacidade do veado de andar. Às vezes, os fibromas maiores adquirem uma infecção bacteriana através de uma ruptura na pele”, informa o MDWFP.

Outra informação importante é que os papilomavírus encontrados em animais selvagens não são transmissíveis para humanos. Gado e animais de estimação também não são suscetíveis a esses vírus específicos, embora possam desenvolver papilomas causados por variantes próprias da sua espécie.

Coelhos com “chifres”

Os papilomavírus também são responsáveis por fazer coelhos selvagens aparecerem com “chifres — que na verdade também são verrugas — na região da cabeça, nos Estados Unidos.

Assim como no caso dos veados, a infecção raramente causa complicações graves na saúde dos coelhos. Em geral, as verrugas desaparecem após algumas semanas graças à ação do sistema imunológico.

Leia mais: 

VÍDEO | POR QUE NARIZ ENTOPE QUANDO ESTAMOS GRIPADOS?

 

Leia a matéria no Canaltech.