“Efeito Tera” em risco? O que sabemos sobre o SUV do Onix

Tecnologia

O Volkswagen Tera foi um dos maiores lançamentos do mercado brasileiro em 2025 e, antes mesmo de sua chegada às lojas, se tornou um verdadeiro fenômeno. Em breve, porém, o chamado “Efeito Tera” pode ser seriamente ameaçado por um concorrente de peso.

Se coube ao SUV de entrada da marca alemã o papel de “obrigar” diversas marcas a também reduzirem seus preços e, assim, se manterem competitivas, agora esse mesmo efeito pode ir parar nas mãos de um carro inédito no mercado brasileiro: o SUV do Onix.

O modelo, que será fabricado na mesma plataforma do Onix e do Onix Plus, já roda em testes no Brasil, e promete ser um dos principais lançamentos do mercado automotivo nacional em 2026.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Ainda não se sabe muitos detalhes a respeito do vindouro SUV compacto, nem mesmo seu nome oficial, mas alguns pontos já foram “vazados” por pessoas ligadas à marca. Confira o porquê a GM aposta tanto no SUV do Onix para derrubar o “Efeito Tera”.

Plataforma e peças do Onix hatch serão compartilhadas com novo SUV compacto (Imagem: Lucas Parente/Canaltech)

Menor e mais barato que o Tracker

O SUV do Onix, assim como o Tera, será posicionado como o modelo de entrada do segmento da Chevrolet no Brasil. Enquanto o modelo da VW fica abaixo do Nivus e do T-Cross, o da GM ficará abaixo do Tracker.

Ainda não se sabem exatamente as dimensões do SUV do Onix, mas, como terá peças compartilhadas com os demais carros da “família”, é certo que terá dimensões e preço menores que os praticados na linha Tracker.

Novo SUV da família GM será menor e mais barato que o Tracker (Imagem: Divulgação/Chevrolet)

Qual será o motor do SUV do Onix?

A GM deve adotar uma tática semelhante à aplicada pela Volkswagen e, assim como a rival alemã, equipar o SUV do Onix com motorização 1.0, a mais básica e, também, mais barata da linha Chevrolet.

O vindouro utilitário deve ser lançado com duas opções de propulsores: 1.0 aspirado flex, com 82 cv de potência, acompanhado por câmbio manual, e 1.0 turbo flex, com 115 cv de potência e transmissão automática.

Motor 1.0 do Onix deve equipar o SUV da família (Imagem: Paulo Amaral/Canaltech)

Quanto vai custar o SUV do Onix?

Em relação aos preços, mais uma vez a estratégia da GM para o lançamento do SUV do Chevrolet Onix deve seguir a receita que fez com que o “Efeito Tera” causasse tanto impacto no mercado nacional.

Isso significa que a gama poderá contar com até quatro versões diferentes, duas mais simples, com motor aspirado e menos acessórios, e outras mais completas. O Tera, como base de comparação, custa entre R$ 105 mil e R$ 142 mil.

SUV do Onix deve custar entre R$ 105 e R$ 142 mil, se GM “copiar” a Volkswagen (Imagem: Reprodução/Kleber Silva, KDesign AG)

Leia também:

Leia a matéria no Canaltech.