Ela não morreu: Samsung atualiza Bixby com tecnologia de LLM

Tecnologia
Resumo

A assistente virtual Bixby passa a atuar como uma agente conversacional após uma atualização que chega à versão beta da One UI 8.5 a partir desta semana, de acordo com a Samsung. Os consumidores podem controlar os celulares e outros dispositivos da empresa usando linguagem natural, sem precisar lembrar de comandos específicos.

Won-Joon Choi, chefe de operações da divisão móvel da Samsung, explicou que o objetivo do redesenho é reduzir o atrito nas tarefas diárias, habilitando interações mais naturais. Já esperava-se que a empresa levasse a Bixby para esse formato com a contratação de Murat Akbacak, em 2024, hoje vice-presidente sênior da Samsung.

Embora a Bixby não seja o centro das atenções no mercado de assistentes virtuais, a Samsung espera incentivar o uso da ferramenta com a nova atualização. A ideia é que a conversação aproxime a interação com o assistente do que as pessoas já fazem com chatbots de IA.

O que há de novo?

A principal mudança na arquitetura da Bixby é a sua capacidade de entender a intenção do usuário por trás de descrições cotidianas. Em vez de dar instruções genéricas de como navegar pelos menus, a assistente pode identificar o estado atual do aparelho e executar a ação ou sugerir soluções rapidamente.

Um exemplo dado pela empresa é o de ativar a configuração “Manter a tela ativada durante a visualização” se um usuário disser algo como “não quero que a tela apague enquanto ainda estou olhando para ela”. Da mesma forma, ao perguntar “Por que a tela do meu telefone está sempre ligada quando está no meu bolso?”, a IA utilizará o contexto para sugerir atalhos pertinentes, como a “Proteção contra toque acidental”.

Além do controle do sistema operacional, a Bixby passou a suportar buscas na web em tempo real, exibindo resultados diretamente em sua própria interface. Os usuários podem solicitar, por exemplo, opções de hotéis, e a assistente processará o pedido sem a necessidade de redirecionamento para um aplicativo de navegador.

No momento, a nova versão da Bixby atrelada ao beta da One UI 8.5 está disponível apenas em mercados selecionados: Coreia do Sul, Alemanha, Índia, Polônia, Reino Unido e Estados Unidos.

Embora o Brasil não esteja na lista, as notas oficiais da Samsung confirmam que a ferramenta possui suporte ao reconhecimento de sotaques e expressões em português. A fabricante planeja uma expansão da funcionalidade no futuro.

Ela não morreu: Samsung atualiza Bixby com tecnologia de LLM