
Resumo
- A Grokipedia, lançada por Elon Musk, é uma nova enciclopédia online que usa IA para revisar artigos, mas copia conteúdo diretamente da Wikipedia em diversos verbetes.
- A Grokipedia não permite edição aberta como a Wikipedia e é apresentada como “completamente open source”, mas o código do projeto não foi disponibilizado.
- A Wikimedia Foundation respondeu ao lançamento afirmando que a Grokipedia depende da Wikipedia para existir, destacando a importância da colaboração humana na criação de conhecimento.
Uma nova enciclopédia online está disponível desde ontem (27): a Grokipedia, uma alternativa à conhecida Wikipedia, com conteúdo revisado e editado pelo Grok, o modelo de IA do X. A ferramenta foi projetada para se adequar às visões de seu proprietário, o bilionário Elon Musk.
Apesar de ser manifestadamente uma concorrente, parte do conteúdo da Grokipedia consiste numa cópia direta de artigos da Wikipedia em inglês. A ferramenta está disponível na versão v0.1. A página conta com mais de 885 mil artigos disponíveis, todos também em inglês.

Apesar do conteúdo da Grokipedia ser baseado em edições feitas pelo Grok, a Wiki em si não conta com nenhuma integração com a LLM para uma busca avançada.
Como a Grokipedia surgiu?
Ainda no final de setembro, durante um podcast, o empresário David Sacks sugeriu que a Wikipedia seria muito enviesada e, nas palavras dele, mantida por “um exército de ativistas de esquerda”. Ele é investidor na área de tecnologia e atualmente tem uma participação próxima no governo de Donald Trump, onde é tratado como “czar da Inteligência Artificial e criptomoedas”.
De acordo com ele, como muitas LLMs são treinadas com base no conteúdo da Wikipedia, elas herdam o suposto viés em suas respostas.
A partir disso surge a ideia da Grokipedia, uma alternativa à Wikipedia que usa a IA Grok para filtrar o conteúdo considerado tendencioso. A ideia de Musk seria fazer uma enciclopédia imparcial.
Vale lembrar que, em julho desse ano, a xAI precisou fazer ajustes no Grok para corrigir comportamento preconceituoso em respostas no X.
Uma cópia da Wikipedia
Os artigos na Grokipedia exibem um aviso logo acima do título, informando que os dados passaram por uma checagem de fatos pelo Grok. No entanto, como apontou Jay Peters no The Verge, verbetes como o do MacBook Air também contêm o aviso que o conteúdo foi adaptado da Wikipedia.

Além disso, artigos como o do PlayStation 5 têm um conteúdo basicamente idêntico ao da Wikipedia. Aparentemente, para alguns desses casos, o Grok nem chegou a ser usado para fazer algum tipo de parafraseamento do conteúdo original.

Possivelmente essa primeira versão da Grokipedia priorizou alterações em verbetes com algum sentido político. O artigo “Prime minister“, por exemplo, tem um conteúdo claramente diferente entre as duas Wikis.
A emissora NBC News apontou que o artigo da Grokipedia sobre Donald Trump não menciona a criação de uma criptomoeda temática do presidente nem o avião de luxo presenteado pelo Catar. Essas informações estão inclusas numa sessão de “Conflitos de Interesses” da Wikipedia.
Como a Grokpedia funciona
Ainda não está 100% claro como deve ser o funcionamento da Grokipedia, mas ao que parece até o momento, ela é basicamente uma cópia da Wikipedia revisada pelo Grok. Diferentemente da Wikipedia tradicional, onde qualquer usuário pode editar diretamente os artigos, a Grokipedia não permite essa colaboração aberta.
Como apontou o The Verge, em algumas páginas é possível ver um botão que daria opção para colaborar com o conteúdo. No entanto, não é possível fazer qualquer alteração. O usuário só pode visualizar um histórico de edições da página.

A Grokipedia é open source?
No lançamento da Grokipedia, Elon Musk fez uma publicação afirmando que a wiki é “completamente open source” e gratuita para todos os usuários. Embora o projeto seja de fato gratuito, é difícil classificá-lo como open source, pois o X não disponibilizou nenhum tipo de código do projeto.
A resposta da Wikimedia Foundation
Em resposta ao lançamento da Grokipedia e às críticas feitas por Elon Musk e David Sacks, Lauren Dickinson, porta-voz da Wikimedia Foundation, publicou uma pequena declaração comentando que até mesmo a Grokipedia depende da Wikipedia para existir:
“O conhecimento da Wikipedia é – e sempre será – humano. Por meio de colaboração aberta e consenso, pessoas de todas as origens constroem um registro neutro e vivo do entendimento humano – um que reflete nossa diversidade e curiosidade coletiva. Este conhecimento criado por humanos é no que as empresas de IA se baseiam para gerar conteúdo; até mesmo a Grokipedia precisa que a Wikipedia exista.”
Com informações da Euro News
Elon Musk lança a Grokipedia, uma enciclopédia editada por IA

