Elon Musk pede o fim da União Europeia após X receber multa milionária

Tecnologia

O dono do X, Elon Musk, intensificou o conflito contra reguladores europeus neste fim de semana. O bilionário sugeriu que a União Europeia (UE) deveria ser abolida após multar sua rede social – o antigo Twitter – em 120 milhões de euros (cerca de R$ 754 milhões). 

A sanção, anunciada na sexta-feira (5), é a primeira penalidade financeira aplicada sob a nova Lei de Serviços Digitais (DSA) e mira práticas consideradas enganosas pela plataforma, como a venda de selos de verificação azuis sem autenticação real de identidade. 

Em resposta à decisão, Musk usou a própria rede social para atacar a soberania do bloco econômico. “A UE deveria ser abolida e a soberania devolvida aos países individuais, para que os governos possam representar melhor seu povo”, publicou o empresário no sábado.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Nesta segunda (8), o executivo republicou um post que diz que “Elon Musk não é inimigo da Europa. A União Europeia é a inimiga da Europa”.

Inicialmente, sua reação ao anúncio da multa havia sido apenas um post com a palavra “Bullshit” (expressão para “besteira”, em inglês).

Retaliação contra UE

Após as declarações do bilionário, o X também suspendeu a conta de publicidade da Comissão Europeia depois do anúncio da multa. A justificativa partiu de Nikita Bier, chefe de produto do X, que acusou o órgão regulador de utilizar um formato de postagem enganoso para divulgar a punição.

Segundo Bier, a Comissão teria usado um link que “engana os usuários os fazendo pensar que é um vídeo” para aumentar artificialmente o alcance da publicação sobre a multa. 

O executivo também minimizou o impacto do bloqueio, alegando que a Comissão não usava a conta de anúncios desde 2021. 

x rede social app
Após virar dono do X, Musk mudou a forma como os selos de verificação funcionam (Imagem: Reprodução/Pexels/Abdelrahman Ahmed)

Por que o X foi multado?

A multa de 120 milhões de euros é resultado de uma investigação de dois anos baseada no DSA. 

A Comissão Europeia concluiu que o design atual do selo azul de verificação engana os usuários, pois permite que qualquer pessoa pague pelo status sem passar por uma verificação de identidade significativa, o que facilita golpes e a ação de agentes maliciosos.

Além dos selos, a UE citou a falta de transparência no repositório de publicidade da plataforma e a falha em fornecer acesso a dados públicos para pesquisadores como motivos para a penalidade.

O embate ganhou contornos geopolíticos com o apoio de figuras ligadas ao governo dos Estados Unidos. O Secretário de Estado, Marco Rubio, classificou a multa como um “ataque a todas as plataformas de tecnologia americanas”, enquanto Brendan Carr, presidente da Comissão Federal de Comunicações, afirmou que a Europa estaria “taxando americanos para subsidiar um continente retido por suas próprias regulações sufocantes”.

O vice-presidente dos EUA, JD Vance, também saiu em defesa de Musk, afirmando que a UE deveria apoiar a liberdade de expressão em vez de atacar empresas americanas.

O X tem 60 dias para informar como planeja resolver os problemas apontados sobre os selos de verificação, e 90 dias para ajustar seu repositório de anúncios e acesso a dados, sob risco de penalidades adicionais.

Veja também:

Ouça o Podcast Canaltech:

Leia a matéria no Canaltech.