Elon Musk quer processar a Apple por suposta manipulação na App Store

Tecnologia
Resumo
  • Elon Musk acusa a Apple de manipular a App Store para favorecer a OpenAI em detrimento do Grok, alegando violação antitruste.
  • Apple nega favorecimento, afirmando que recomendações seguem algoritmos e critérios objetivos.
  • Sam Altman, CEO da OpenAI, ironizou a situação e sugeriu que o próprio Musk interfere no X/Twitter.

Elon Musk afirmou que sua empresa de inteligência artificial, a xAI, “tomará medidas legais imediatas” contra a Apple, acusando a companhia de manipular o ranking da App Store para favorecer aplicativos rivais de IA, especialmente os da OpenAI.

Em uma série de posts no X/Twitter na segunda-feira (11/08), o bilionário diz que a Apple estaria “jogando politicamente” ao não destacar o X ou o Grok na lista de aplicativos recomendados da loja, apesar de ambos figurarem entre os mais baixados em suas categorias.

“A Apple está se comportando de uma maneira que torna impossível para qualquer empresa de IA, exceto a OpenAI, alcançar o primeiro lugar na App Store, o que é uma violação antitruste inequívoca”, afirmou Musk, sem apresentar provas de suas alegações.

À Bloomberg, a Apple negou qualquer favorecimento, afirmando que a App Store “foi projetada para ser justa e livre de vieses”, com recomendações geradas por algoritmos e listas curadas por especialistas com critérios objetivos.

No mesmo dia, o perfil do Grok anunciou que subiu da 6ª para a 5ª posição entre os apps gratuitos mais populares na loja da maçã, ultrapassando o Google.

Sam Altman ironiza acusação

A ameaça de processo rapidamente escalou para uma troca de farpas pública entre Musk e o CEO da OpenAI, Sam Altman. No X, o criador do ChatGPT compartilhou uma reportagem de 2023, do site Platformer, que alega que o próprio Musk ordenou a criação de um sistema para impulsionar artificialmente o alcance de seus posts para todos os usuários da plataforma.

Em resposta, Musk afirmou que o alcance do post de Altman contraria o artigo, alegando que o executivo da OpenAI recebe mais visualizações no X, mesmo com muito menos seguidores.

Musk não respondeu à provocação de Altman sobre assinar uma declaração juramentada garantindo nunca ter manipulado o algoritmo do X para prejudicar concorrentes, mas começou a compartilhar posts em que IAs, incluindo o ChatGPT, o consideravam mais confiável e destacavam problemas do recém-lançado GPT-5.

O próprio Grok, no entanto, se posicionou contra o “chefe”. Segundo a IA, a alegação antitruste feita por Musk perde força diante do fato de que apps como DeepSeek e Perplexity alcançaram o topo da App Store em 2025.

A polêmica acontece pouco depois do Grok retornar ao X, após usuários registrarem comentários preconceituosos feitos pela IA na rede social.

Com informações do The Verge

Elon Musk quer processar a Apple por suposta manipulação na App Store