Em que fase da Lua estamos hoje? Satélite fica minguante neste sábado (16)

Tecnologia

Desde a última sexta-feira (8), a Lua está em sua fase cheia, iluminando o céu com todo o seu brilho. Mas esse espetáculo já está prestes a mudar. Neste sábado (16), às 02h12 (horário de Brasília), o satélite natural entra oficialmente na fase minguante, com metade de seu disco iluminado, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). A fase segue até o próximo dia 23 de agosto, quando teremos a Lua nova.

O que é a fase minguante?

A Lua minguante é o período que sucede a fase cheia e antecede a nova. Nessa fase, no Hemisfério Sul, vemos um “C” invertido no céu, como se fosse a letra “D” de “diminuindo”.

Esse formato acontece devido à perspectiva diferente de cada hemisfério. Conforme os dias passam, a parte iluminada vai diminuindo gradualmente até a Lua desaparecer por completo na fase nova.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Durante a Lua minguante, o satélite nasce cada vez mais tarde e pode ser observado com mais clareza nas primeiras horas da manhã, antes do nascer do Sol. Isso ocorre porque ela está mais próxima do Sol no céu, tornando-se menos visível à noite.

Lua minguante influencia as marés

 Satélite fica minguante neste sábado (Imagem: Luke Stackpoole/Unsplash)

Apesar de não afetar diretamente o clima, a Lua minguante influencia as marés. Nesse período, elas ficam menos extremas (as chamadas marés de quadratura), porque a força gravitacional da Lua está menos alinhada à do Sol.

A Lua influencia as marés porque sua gravidade atrai a água dos oceanos. Quando a força gravitacional da Lua e do Sol atuam alinhadas (como na Lua nova e Lua cheia), ocorrem as marés de sizígia, que são mais extremas: marés altas mais altas e marés baixas mais baixas.

Na Lua minguante (e também na crescente), o Sol e a Lua ficam a aproximadamente 90° um do outro no céu, e suas forças gravitacionais não se somam totalmente. Isso gera as marés de quadratura, menos intensas, com variações menores entre maré alta e maré baixa.

Curiosidades sobre a Lua minguante

O termo “minguante” vem do latim minuare, que significa “diminuir”. A Lua minguante é, assim, uma transição importante do ciclo lunar, marcando a contagem regressiva para o recomeço do ciclo na Lua nova. Mesmo com menos brilho, ela continua sendo uma boa razão para olhar para o céu.

Como diferenciar a Lua crescente da Lua minguante

Um jeito simples de distinguir as duas fases é usar a “regra do C e do D”: no Hemisfério Sul, a Lua crescente lembra a letra “C” (de crescente), enquanto a minguante pode lembrar um “D” (de decrescente), indicando que está encolhendo.

Leia também:

VÍDEO | COMO TIRAR FOTO DA LUA COM SEU CELULAR?

Leia a matéria no Canaltech.