Empresa da Mercedes-Benz cria mini motor elétrico com potência absurda

Tecnologia

A britânica YASA, especializada em motores elétricos de alto desempenho, revelou seu mais novo protótipo de motor de fluxo axial. O propulsor pesa apenas 12,7 kg, mas é capaz de gerar até 750 kW de potência, o que equivale a mais de 1.000 cv. Os números representam aumento de 40% de densidade de potência, um novo recorde para a companhia adquirida pela Mercedes-Benz.  

Em testes realizados com uma versão de 13,1 kg do motor, a empresa alcançou densidade de 42 kW/kg. Por outro lado, o novo recorde ainda não foi reconhecido oficialmente, mas é certo que já representa um avanço importante na engenharia da propulsão elétrica.  

Tim Woolmer, CTO da YASA, observou que a proposta não é simplesmente atingir picos de potência, mas garantir desempenho consistente. Na verdade, o motor oferece de 350 kW a 400 kW contínuos, ou seja, promete ser um aliado valios e de alto desempenho em carros elétricos.  


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Motor de fluxo axial

Diferente dos motores radiais tradicionais, os de fluxo axial funcionam com o alinhamento entre o campo magnético e o estator. Desta forma, é possível alcançar maior densidade de potência em um motor mais leve e, consequentemente, com desenho mais compacto.

O motor elétrico de fluxo axial tem tamanho comparável ao de um prato (DivulgaçãoYasa)

Esse tipo de motor já equipa supercarros híbridos de marcas como Ferrari e Koenigsegg, além de protótipos da Mercedes-Benz, como o Vision One-Eleven e o AMG GT XX.

Leia também:

Vídeo: Como funcionam os novos radares de São Paulo e Curitiba?

Leia a matéria no Canaltech.