Empresário ainda sem confiança: ICEI sobe, mas indústria segue pessimista | CNI

Notícias

Mesmo com uma leve alta, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) continua abaixo dos 50 pontos — e isso liga um alerta na indústria brasileira. Em maio, o indicador subiu de 48 para 48,9 pontos, segundo dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI), mas permanece no território do pessimismo pelo quinto mês seguido.

Marcelo Azevedo, gerente de Análise Econômica da CNI, analisa o cenário: “É cedo para dizer se esse aumento vai se repetir nos próximos meses, especialmente a ponto de reverter esse cenário de falta de confiança do empresário.”

A falta de confiança tem consequências diretas no dia a dia das empresas, como a postergação de decisões sobre produção, empregos e investimentos.

O índice de condições atuais melhorou (de 42,7 para 44 pontos), e o de expectativas foi para 51,3 pontos — ou seja, há uma leve melhora nas projeções para o futuro, especialmente em relação à economia brasileira.

Quer entender o que tudo isso significa para o setor industrial e para a economia do país? Dá o play e confira a análise completa.

Dados da pesquisa ICEI:
Coleta: 5 a 9 de maio de 2025
Empresas entrevistadas: 1.175
Pequeno porte: 443 | Médio porte: 451 | Grande porte: 281