
Resumo
- A ABBT voltou a acionar o Cade contra o iFood, acusando favorecimento do próprio cartão de benefícios na plataforma.
- A denúncia cita cupons, assinaturas do Clube iFood e vantagens para empresas que adotam o iFood Benefícios.
- Em 2022, o Cade arquivou inquérito semelhante por falta de indícios de práticas anticompetitivas.
A Associação Brasileira das Empresas de Benefícios ao Trabalhador (ABBT) voltou a acionar o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) contra o iFood, com denúncias relacionadas ao iFood Benefícios.
A associação reúne nomes famosos do setor, como Alelo, Pluxee (antiga Sodexo), Ticket e VR. Essa é a segunda vez que o grupo vai ao Cade contra o iFood — o primeiro inquérito foi arquivado.
O que a ABBT argumenta?

As empresas alegam que o iFood dá preferência a seus próprios cartões de benefícios na plataforma de delivery, prejudicando outras bandeiras. Como exemplo, a empresa de entregas estaria oferecendo cupons de desconto e assinaturas do Clube iFood a usuários do iFood Benefícios.
Além disso, a ABBT acusa o iFood de oferecer vantagens na plataforma para empresas que contratem a iFood Benefícios para seus funcionários.
O grupo apresenta dois casos. A uma emissora de TV, o iFood ofereceu a cada funcionário assinatura grátis do Clube iFood, cinco cupons mensais de 25% e cupons de desconto na entrega. Já à Petrobras, o iFood ofereceu a cada usuário seis cupons mensais de R$ 20, um cupom mensal de R$ 50 e cinco cupons mensais de 25%.
Em termos técnicos, essas práticas constituiriam self-preferencing (favorecimento próprio) e subsídios cruzados. A associação argumenta que o ecossistema do iFood é capaz de criar um risco sistêmico no setor de benefícios.
O que diz o iFood?
Procurado pelo Tecnoblog, o iFood enviou o seguinte posicionamento:
O iFood reforça seu compromisso com a transparência e a colaboração com a autoridade antitruste. A empresa respondeu a todas as solicitações do Cade e forneceu ativamente informações para auxiliar nesta investigação, que já teve boa parte de seu escopo arquivado. Sobre o único ponto em aberto, a empresa reafirma que não discrimina vales-benefício concorrentes em sua plataforma. O iFood permanece à disposição e trabalhará para o arquivamento total da investigação.
Relembre o caso de 2022
Em maio de 2022, a ABBT acionou o Cade contra o iFood por causa do iFood Benefícios. Na ocasião, o grupo acusou a empresa de delivery de favorecer seu próprio cartão, com base em três argumentos:
- A plataforma conseguiria criar um perfil do consumidor com base nos dados coletados.
- A empresa daria descontos maiores do que o mercado oferece, além de cashback e prazos para pagamento maiores.
- O aplicativo daria preferência ao cartão iFood Benefícios em detrimento dos concorrentes.
Em outubro de 2022, a Superintendência Geral do Cade arquivou o inquérito, considerando não haver indícios para caracterizar as práticas como anticompetitivas.
Com informações da Folha de S.Paulo