Emulador de 3DS, Azahar acaba com os travamentos em nova atualização

Tecnologia

Os desenvolvedores do emulador Azahar, conhecido por rodar jogos de Nintendo 3DS, anunciaram uma grande atualização que vai introduzir os shaders em cache

A revelação foi realizada pelo cofundador do projeto, “PabloMK7”, na última segunda-feira (8) e promete acabar com problemas como as quedas de performance no momento em que o título apresenta novos elementos visuais. 

Assim como outros softwares, o emulador Azahar usa a renderização em tempo real para trazer os games de 3DS. Ao codificar os vertex shaders pela GPU do seu smartphone, ele provoca aqueles travamentos chatos a cada nova cena ou efeito. O infame stutter, em termos mais claros. 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

O update mudará isso e permitirá guardar esses shaders no armazenamento do seu dispositivo após a 1ª renderização. Isso quer dizer que na próxima vez que uma imagem ou cena for executada e tiver determinado elemento, o sistema já terá a informação pronta para o uso.

3DS com maior suporte a APIs

De acordo com o time de desenvolvimento, esta atualização deve melhorar o desempenho dos jogos de 3DS tanto para quem utiliza a API Vulkan quanto para quem utiliza a OpenGL

Deste modo, um leque maior de usuários e dispositivos poderá se beneficiar dos aprimoramentos. Por enquanto, ele está disponível apenas em sistemas Android.

O objetivo da equipe é permitir que o seu celular rode os principais títulos do “último portátil” da Nintendo da mesma forma que o videogame original. No entanto, certifique-se que seu dispositivo atende aos requisitos para rodá-lo de forma adequada. 

Leia também no Canaltech:

Leia a matéria no Canaltech.