A Austrália realizou a primeira tentativa de um lançamento orbital partindo de seu território. O teste de decolagem do foguete Eris ocorreu nesta quarta-feira (30), às 8h35 no horário local — 19h35 de terça-feira (29), no horário de Brasília —, mas resultou em uma falha histórica.
- Primeiro foguete projetado na Austrália recebe aval para voo de teste orbital
- Anatomia do Starship | Saiba como é o foguete gigante da SpaceX que vai a Marte
O veículo, desenvolvido pela empresa Gilmour Space, decolou do Porto Espacial Orbital de Bowen, na costa de Queensland. Contudo, logo após a decolagem, começou a se mover lateralmente e caiu cerca de 14 segundos após o início do voo.
Apesar da falha, a companhia australiana não demonstrou grandes preocupações e compartilhou fotos e vídeos do teste em suas redes sociais.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
“Hoje, o Eris se tornou o primeiro foguete orbital #AustralianMade a ser lançado a partir de solo australiano — ~14s de voo, 23s de queima do motor. Grande passo para a capacidade de lançamento australiana. Equipe segura, dados em mãos, foco no TestFlight 2”, escreveu a Gilmour Space em seu perfil no X (antigo Twitter).
Liftoff completed, launch tower cleared, stage 1 tested.
Awesome result for a first test launch. pic.twitter.com/EYbNbGDz3l— Gilmour Space (@GilmourSpace) July 30, 2025
Em comunicado oficial, a empresa destacou que, por se tratar de um teste inaugural, o resultado foi significativo e coloca a Austrália entre os poucos países que buscam ingressar no seleto grupo de nações com capacidade de realizar lançamentos orbitais regularmente.
“Parabéns à nossa incansável equipe e obrigado a todos pelo incrível apoio”, acrescentou a empresa ao final da nota.
Adiamentos do lançamento do foguete

A Gilmour Space planejava lançar o Eris — um veículo de 25 metros de altura, com capacidade para transportar até 215 quilos de carga útil — em março, mas o plano precisou ser adiado devido à passagem do ciclone tropical Alfred.
A nova tentativa estava prevista para maio, mas uma falha na carenagem da carga útil levou a mais um adiamento.
Outra tentativa, agendada para o final de junho, também precisou ser cancelada, desta vez por conta de fortes ventos próximos ao centro de lançamento, na cidade australiana de Bowen. A nova tentativa, então, ficou para o mês de julho.
Fundada em 2015 pelos irmãos Adam e James Gilmour, a empresa tem como objetivo posicionar a Austrália como uma referência no setor de lançamentos espaciais nos próximos anos.
Leia mais:
- Autonomia espacial | Microlançador de satélites brasileiro vai decolar em 2026
- Foguetes nucleares podem chegar a Marte 2 vezes mais rápido, mas há um porém
VÍDEO | O QUE É STARLINK?
Leia a matéria no Canaltech.