Escape from Tarkov é tão difícil que só 500 jogadores concluíram sua campanha

Tecnologia

A Battlestate Games, estúdio responsável por Escape from Tarkov, afirmou na última segunda-feira (15) que o jogo foi concluído por apenas 500 pessoas — desde o lançamento da versão 1.0 no mês de novembro. 

Isso representa só 0,5% dos jogadores que adquiriram a versão completa do game. Se considerar todos que se aventuraram pela experiência desde o Acesso Antecipado em 2016, esse número se torna menor do que 0,1%. 

A dificuldade de Escape from Tarkov sempre foi um dos destaques do título. Em 1 de dezembro de 2025, a desenvolvedora apontou o streamer Tigz como a primeira pessoa a completar sua campanha


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Desde então, outras 499 obtiveram a mesma conquista. É importante notar que a campanha e sua conclusão só estiveram disponíveis por 1 mês, então este número deve aumentar daqui em diante. 

Ainda que o título esteja em testes e Acesso Antecipado há 9 anos, isto reforça a dificuldade que Escape from Tarkov oferece e os desafios que precisará ultrapassar para integrar o seleto grupo de experts.

Se em 1 mês, apenas 500 pessoas apaixonadas pelo jogo concluíram a sua campanha, isso deve demorar ainda mais para acontecer entre os jogadores casuais — que representam a maior parcela do mercado. 

O sucesso de Escape from Tarkov

Além de informar o número de usuários habilidosos que conseguiram fechar Escape from Tarkov, a Battlestate Games revelou que desde o lançamento da versão 1.0 o título atingiu 1 milhão de unidades vendidas

Imagem de Escape from Tarkov
Desde o lançamento da sua versão completa, Escape from Tarkov alcançou 1 milhão de unidades vendidas (Imagem: Divulgação/Battlestate Games)

Porém, não foi revelado o número de jogadores que adquiriram as versões prévias, mas de acordo com o SteamDB o maior pico de usuários simultâneos foi de 563 mil nos computadores no início de 2023.

Dificuldade extrema

O curioso é que Escape from Tarkov sempre foi uma experiência muito difícil. Não há mapas, marcadores, indicadores visuais na interface ou qualquer mecânica que auxilie o público a prosseguir em sua narrativa.

Logo, não é de se espantar que apenas 500 pessoas concluíram o jogo e este número não deve crescer tanto assim nos próximos meses — principalmente se levar em consideração que o lançamento da versão 1.0 teve o seu pico e depois a quantidade de jogadores é reduzida.

Em um título no qual um simples tiro pode encerrar a sua jornada, fazer você perder todo o seu equipamento e começar tudo do zero, o desafio está aberto para todos que desejam tentar a sorte e entrar nesse “Hall da Fama”. 

Leia também no Canaltech:

Vídeo: Afinal, hardware importa tanto assim em um console? No YouTube trazemos uma visão sobre os portáteis e como os componentes influenciam:

Leia a matéria no Canaltech.