
A rotina de limpar a caixa de areia do seu gato pode estar com os dias contados. Uma empresa chamada Whisker lançou um robô chamado Litter-Robot 5 Pro, nova geração de caixas das suas areia automáticas que combina inteligência artificial e monitoramento avançado.
O modelo mais sofisticado da linha é equipado com duas câmeras com IA, sendo uma voltada para o focinho do gato e outra para a bandeja de areia.
- IA cria uma nova geração de vídeos de gatos em catástrofes domésticas sinistras
- Viral no TikTok | Clipes estranhos de músicos e animais estão se tornando virais
Essa configuração permite identificar até cinco gatos diferentes, monitorar hábitos e detectar mudanças na rotina de cada animal. Para aprimorar a identificação, a Whisker oferece o PetTag como um adicional, que ajuda o robô a distinguir gatos com aparência semelhante e ainda funciona como uma espécie de identificação digital.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
O robô diferencia automaticamente xixi e cocô através do sistema inteligente, despachando os resíduos sólidos mais rapidamente para reduzir odores no ambiente.

Nesta versão, a bandeja de resíduos foi ampliada, permitindo que donos de até cinco gatos precisem esvaziá-la com menos frequência. É possível ficar até dez dias sem esvaziar o compartimento, dependendo do uso.
Atualizações do robô
O Litter-Robot 5 Pro e seus irmãos de linha (o Litter-Robot 5, sem câmeras, e o Litter-Robot Evo, versão mais compacta) também trazem uma nova interface e permitem atualizações diretas no dispositivo, sem depender exclusivamente do aplicativo no celular.
Vale acrescentar que todos os modelos se conectam ao Whisker App, onde é possível iniciar ciclos de limpeza remotamente, receber alertas de uso e acompanhar peso e atividades dos gatos.
As câmeras (uma frontal que usa reconhecimento facial e uma interna que monitora a caixa de areia) do robô foram projetadas para fornecer um rastreamento mais preciso das atividades e ajudar a detectar mudanças na rotina.
Definitivamente, são tempos difíceis para a tradicional caixa de areia, desde que o tutor dos animais tenha, pelo menos, US$ 900 (cerca de 4.800 na cotação atual) para comprar o modelo mais básico.
Leia também:
- Como gatos escolhem o seu ser humano favorito? Conheça 8 sinais
- Nervosismo extremo em seu gato pode ser sinal de doença ainda pouco explicada
VÍDEO | Seu pet também é assim? Compre uma tag para achar ele
Leia a matéria no Canaltech.

