Este celular Android com teclado físico quer conquistar os fãs de BlackBerry

Tecnologia
Resumo
  • O Titan 2 Elite, da Unihertz, será apresentado na MWC 2026 e possui teclado físico QWERTY.
  • O design do Titan 2 Elite é comparável ao BlackBerry Curve, com margens de tela reduzidas e câmera selfie em design punch-hole.
  • A Unihertz usará financiamento coletivo para o lançamento, com mais detalhes a serem divulgados em breve.

A Unihertz, empresa conhecida por criar smartphones de nicho, está mais perto de lançar o Titan 2 Elite. O novo dispositivo, previsto para ser revelado durante a feira MWC 2026 na primeira semana de março, chega como alternativa compacta no mercado de celulares com teclado físico QWERTY, segmento que voltou a ganhar atenção com a chegada do Clicks Communicator.

O movimento da fabricante chinesa é preencher a lacuna deixada pela saída da BlackBerry do mercado móvel com seus mais de cinco anos de experiência no desenvolvimento de hardware proprietário focado em teclados físicos.

Como é o Titan 2 Elite?

O novo modelo parece focar na portabilidade e ergonomia para o uso diário. Enquanto a concorrente Clicks promove o seu Communicator como um “telefone secundário” ou um auxiliar de produtividade para acompanhar o aparelho principal do usuário, a Unihertz sugere que o dispositivo vai rodar uma versão padrão do Android.

Essa abordagem contrasta com o modelo Titan 2, lançado em 2025, que tentava emular a experiência do BlackBerry Passport, visando o público corporativo.

Design e especificações

Com base nas imagens, o Titan 2 Elite apresentaria um formato visualmente comparável a um BlackBerry Curve de dimensões reduzidas. Ao contrário do Titan 2, que utilizava um painel com bordas espessas, o novo dispositivo aparenta ter margens de tela bem mais reduzidas.

Outra mudança notável é a substituição da borda superior pelo furo para a câmera selfie integrada ao display (design punch-hole), posicionada no canto superior esquerdo. Apesar do design mais moderno, ainda não há confirmação sobre a tecnologia da tela (se é OLED ou LCD).

A estratégia de lançamento da Unihertz seguiria o modelo de financiamento coletivo, comum na história da empresa. Mais detalhes sobre a campanha no Kickstarter, bem como o cronograma de envio das unidades e preços oficiais, devem ser divulgados nas próximas semanas, antes da apresentação na feira de Barcelona.

Este celular Android com teclado físico quer conquistar os fãs de BlackBerry