
Parece que a vida útil das baterias dos carros elétricos não é tão curta quanto se pensava. É o que aponta uma nova análise conduzida pela Kvdbil, plataforma sueca especializada em veículos usados, que analisou o estado das baterias de mais de 1.300 carros eletrificados, sendo 723 totalmente elétricos.
- Nissan derruba preços do Sentra Advance — mas há um porém
- Quanto custaria uma Yamaha RD 350 LC hoje, com a inflação?
O estudo mostrou que 80% dos modelos testados ainda tinham mais de 90% da capacidade original das baterias. Martin Reinholdsson, responsável pelos testes, atribuiu os resultados à tecnologia usada nas baterias, bem como ao resfriamento das células.
“Na verdade, elas são melhores do que pensávamos. Ficamos um pouco surpresos ao ver que havia tantas tão boas assim”, acrescentou ele.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Carros elétricos com melhores baterias
O EV6 da Kia e o e-Niro ficaram na primeira e segunda posição do ranking, respectivamente. Já a Tesla, com seu Model Y, ficou em terceiro lugar — aqui, vale destacar que o carro da montadora de Elon Musk é um dos mais vendidos na Suécia. No ranking por marca, a Tesla ficou em quarto lugar, perdendo para a Kia, Audi e Opel.

A análise também identificou outros fatores por trás do bom desempenho das baterias, como mudança nos hábitos dos motoristas, estilo de condução e, claro, a idade do veículo.
Leia também:
- Nissan derruba preços do Kicks Play 2025 — mas há um detalhe
- Volkswagen surpreende com Tera 2026 e derruba preços do SUV “herdeiro do Gol”
Vídeo: Baterias BYD Blade — a verdade definitiva
Leia a matéria no Canaltech.

