Evite dor de cabeça! Como ver se um celular é roubado antes de comprar

Tecnologia

O aplicativo Celular Seguro tem uma ferramenta para descobrir a procedência de um aparelho usado e verificar se ele já foi roubado, furtado ou extraviado. A medida garante mais segurança na hora de comprar um dispositivo de segunda mão.

Para pesquisar, basta informar o número IMEI do celular. A informação está disponível nas configurações do sistema, em etiqueta atrás da bateria do dispositivo ou ao discar *#06# no próprio aparelho.

A plataforma dá acesso ao Cadastro Nacional de Celulares com Restrição (CNCR), regulamentado pelo Ministério de Justiça e Segurança Pública (MJSP) do Brasil. 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

O recurso ainda conta com dados do próprio Celular Seguro, da Base Nacional do Cadastro de Estações Móveis Impedidas (CEMI), administrado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), e da Base Nacional de Boletins de Ocorrência (BNBO).

Como descobrir se o celular é roubado

Você precisa baixar o Celular Seguro no celular ou acessar a plataforma pelo navegador. Depois, siga estes passos:

  1. Abra o Celular Seguro;
  2. Toque em “Celulares com restrição”;
  3. Aceite os termos;
  4. Digite o número IMEI ou abra a câmera para escanear o código de barras;
  5. Veja o resultado.
    Use o Celular Seguro para pesquisar (Imagem: Captura de tela/André Magalhães/Canaltech)

Como evitar comprar aparelhos roubados

Algumas dicas ajudam aumentar a segurança na compra de smartphones e evitam dores de cabeça: 

  • Peça sempre o número do IMEI antes de comprar um aparelho e desconfie dos casos em que o vendedor não quer dar a informação;
  • Exija a nota fiscal da compra original;
  • Se possível, compre os aparelhos a partir de lojas oficiais.

RJ tem app local para consulta

Quem vive no estado do Rio de Janeiro ainda pode recorrer ao app Celular Seguro RJ, atualizado com dados da Anatel e da Polícia Civil estadual sobre celulares roubados. A plataforma traz uma opção a mais de consulta, enquanto o app Celular Seguro Nacional é mais assertivo com recursos para bloquear aparelhos em caso de perda ou roubo. 

Leia também:

VÍDEO: saiba como funciona o modo de proteção contra roubo do Android

Leia a matéria no Canaltech.