A Sony registrou uma nova patente para um futuro controle, que utiliza um design e configuração peculiares. São 9 pequenas caixas interconectadas por cabos, que podem ser afastadas, puxadas para cima ou qualquer outra deformação para aumentar o nível de interação com os jogos.
Nos documentos, é revelado que esta movimentação permite que os jogadores “dobrem” e “torçam” o controle. Além disso, podem garantir uma manipulação mais confortável — o que seria uma excelente proposta para evoluir o conceito do controle de acessibilidade do PS5.
A patente da Sony foi descoberta pela Tech4Gamers, que revela detalhes de como a companhia deseja inovar as sensações dos jogadores. Cada “caixa” traz vibrações singulares, gerando o efeito de feedback háptico com uma resposta tátil mais realista do que a vista no atual DualSense.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Além das imagens divulgadas, a descrição afirma que o acessório será coberto por um tipo de tecido. Veja como a patente da Sony trabalha nos documentos encontrados na plataforma Wipo:

Projeto da Sony para o futuro
Como pode notar, o possível novo controle da Sony não se parece com o DualSense, os DualShock e nem qualquer outro modelo moderno que conhecemos. Desta forma, ele teria de ser jogado em uma superfície plana como uma mesa ou o próprio chão.
Este será o futuro dos jogos? É bem provável que não. Assim como o controle de acessibilidade, os óculos de realidade virtual e outros acessórios, este pode permitir experiências diferenciadas e até mesmo alguns jogos que serão compatíveis apenas com ele — nada que fuja disso.
Além disso, não são todas as patentes e tecnologias da Sony que se transformam em um produto de fato. Em 2019, foi revelado um documento que a companhia registrou de um controle que tinha um “leitor biométrico” — este permitia detectar a química na mão, sentindo o estresse para ajustar a dificuldade dos jogos de acordo com o estado de espírito de cada jogador.

O mesmo vale para os controles DualSense acompanhados de um receptor de luz solar — que recarrega as baterias com a iluminação do sol. Porém, nada disto veio à tona de algum modo na última década. Por outro lado, temos a Nintendo e seu Joy-Con 2 como mouse — cuja função foi confirmada através das patentes registradas pela Big N.
Parte disto também pode ser adaptado ao DualSense 2 (ou DualShock 6?), já que podem ser tecnologias testadas de forma alternativa que têm chances de serem incluídas ao padrão estabelecido. Enfim, apenas o futuro dirá como essa patente da Sony pode mudar a forma como jogamos.
Por enquanto, a companhia trabalha (não tão) secretamente no PS6, que tem seu lançamento previsto para o ano de 2028. A intenção é brigar diretamente com a Microsoft, que também está produzindo um novo Xbox — ao lado da AMD —, mas este para daqui a dois anos.
Leia também no Canaltech:
- Mais exclusivos do Xbox estão chegando para Switch 2 e PS5?
- Zeenix Pro chega ao Brasil custando mais que PS5 e Switch 2
- Controle do PS5 agora pode se conectar a até 4 dispositivos simultaneamente
Vídeo: Ter um console ainda vale a pena ou está na hora de investir em outros dispositivos? No YouTube, respondemos essa e outras questões sobre o assunto.
Leia a matéria no Canaltech.