Em uma entrevista ao canal do YouTube MrMattyPlays, o ex-chefe da franquia Dragon Age, Mark Darrah, revelou o motivo pelo qual a EA não lançou uma remasterização para a trilogia Dragon Age.
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A BioWare, desenvolvedora de franquias como Dragon Age e Mass Effect, era tida como uma das desenvolvedoras mais importantes da indústria, pelo menos quando o assunto era RPG ocidental. Entre 2009 e 2014, a companhia lançou a trilogia Dragon Age, incluindo o polêmico Dragon Age II e o Jogo do Ano no The Game Awards 2014, Dragon Age: Inquisition.
Apesar de inúmeras barreiras, Darrah acredita que a Bioware deveria fazer uma remasterização: “Sinceramente, acho que eles deveriam fazer — não acho que vão fazer, mas deveriam fazer — uma remasterização dos três primeiros [jogos Dragon Age]”.
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“Uma das coisas que sugerimos em determinado momento — de forma bastante discreta, então ‘sugerir’ é um eufemismo — foi renomear retroativamente os primeiros jogos como se fossem uma trilogia, chamá-la de ‘Trilogia dos Campeões’, para que você tivesse esses heróis maiores que a vida… talvez você faça isso como um primeiro passo”.
Segundo Darrah, a EA sempre foi contra remasterizações. “Eles até disseram isso publicamente”, afirma, acrescentando que a postura da empresa é curiosa. “É estranho que uma empresa de capital aberto pareça ser contra dinheiro grátis, mas eles [EA] parecem ser. Então, isso é parte do problema”.
Não veremos novo Dragon Age tão cedo?
Outro obstáculo que travaria o desenvolvimento de uma possível remasterização para a trilogia Dragon Age seria o novo escopo da própria BioWare. A desenvolvedora agora foca em projetos únicos e atua com uma equipe reduzida. O principal jogo em desenvolvimento é o próximo Mass Effect, que tem a missão de apagar o desastroso lançamento de Mass Effect: Andromeda.
Aliado a isso, Dragon Age: The Veilguard foi recebido de forma mista, o que coloca em xeque se veremos um novo projeto relacionado à trilogia original tão cedo.

Dragon Age: Origins, o primeiro título da franquia, sofreu muitos problemas em seu desenvolvimento, principalmente relacionados à sua engine arcaica. Segundo Darrah, a BioWare até cogitou usar as ferramentas da Frostbite (engine da EA) e contratar uma empresa terceirizada para fazer um remake do jogo durante o desenvolvimento inicial de The Veilguard.
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