Ex-Microsoft revela origem da chave pirata mais usada no Windows XP

Tecnologia
Resumo
  • Chave FCKGW-RHQQ2-YXRKT-8TG6W-2B7Q8 do Windows XP vazou do sistema de ativação de licenças da Microsoft, o WPA;
  • A chave era do tipo VLK, usada por organizações para ativar o Windows XP em várias máquinas, sem checagem de ID, facilitando o uso em instalações piratas;
  • O grupo warez “devils0wn” é apontado como responsável pelo vazamento, e a Microsoft bloqueou a chave após sua ampla distribuição.

Nos tempos em que o Windows XP era dominante, a Microsoft não tinha um controle muito rigoroso das chaves de ativação do sistema operacional. Prova disso é que muita gente usou o código FCKGW-RHQQ2-YXRKT-8TG6W-2B7Q8 para não pagar por uma licença do sistema operacional. Mas de onde veio essa chave? O mistério foi desvendado por um ex-funcionário da companhia.

Dave Plummer foi responsável por criar vários recursos clássicos do Windows, como o Gerenciador de Tarefas e a compatibilidade nativa do sistema com arquivos Zip.

Em postagem recente no X, Plummer explica ter trabalhado na primeira versão do Windows Product Activation (WPA), e foi de lá que o código em questão surgiu.

Não era um hack, mas um vazamento

O WPA era um sistema de ativação de licenças que foi introduzido no Windows XP. É por meio dele que a Microsoft verificava se uma instalação do sistema operacional era original ou não.

Blummer explica que esse processo envolvia um código de identificação (ID) gerado a partir da checagem do hardware do computador. Se uma nova instalação do Windows usando essa chave tivesse um ID que não batia com o hardware do computador, esse era um sinal de ativação pirata do sistema.

Porém, a chave iniciada por FCKGW era do tipo VLK (Volume License Key — Chave de Licença por Volume), ou seja, fazia parte daquelas que eram compradas por organizações de modo que um único código pudesse ser usado para ativar o Windows XP em várias máquinas. Nessas circunstâncias, a checagem do ID não era feita.

Na época, havia quem acreditasse que a chave FCKGW-RHQQ2-YXRKT-8TG6W-2B7Q8 era um hack, isto é, uma “chave-mestra” que contornava a validação de licenças do Windows XP. Mas o que aconteceu é que essa chave, até então legítima, simplesmente vazou e, com isso, passou a ser distribuída junto a cópias piratas do sistema operacional ou em fóruns, por exemplo.

Tudo indica que a chave vazou por meio de um grupo warez chamado “devils0wn”. A Microsoft percebeu o problema (para ela) e colocou a chave em uma lista de bloqueio. Mas isso só foi feito após o código ter sido largamente distribuído pela internet, para a felicidade daqueles que não estavam dispostos a pagar pelo Windows XP.

Ex-Microsoft revela origem da chave pirata mais usada no Windows XP