
Resumo
- Claro e OpenAI anunciam hoje uma parceria que trará o ChatGPT Plus gratuitamente para alguns clientes da operadora, por meio de vouchers.
- O ChatGPT será incluído no Extra Play, a franquia adicional de internet móvel da Claro, para tornar a tecnologia acessível aos usuários.
- A popularidade do ChatGPT no Brasil é crescente, com o país ocupando o top 3 global em termos de uso da ferramenta.
A Claro e a OpenAI anunciaram uma parceria que prevê benefícios especiais para os clientes da operadora de telefonia no uso do ChatGPT. A prestadora passará a considerar essa tecnologia como parte do Extra Play, franquia de internet móvel distinta da navegação tradicional. Hoje, as redes sociais já fazem parte dela.
Além disso, a Claro também tem planos de liberar a versão paga do ChatGPT, chamada de ChatGPT Plus, de graça para parte dos clientes. Isso deve ocorrer por meio de um voucher com duração de alguns meses. Hoje, uma assinatura assim custa US$ 20, o que equivale a cerca de R$ 110.
Os demais detalhes serão anunciados num evento na manhã de hoje em São Paulo.
O CMO da Claro, Marcio Carvalho, nos conta que as duas empresas estabeleceram “uma relação de confiança” desde o início das conversas. Ambas estão “comprometidas em fazer a parceria dar certo”, o que inclui o esforço mercadológico.

Ele também diz que o movimento conjunto dá mais “conforto” para que os clientes da Claro utilizem uma ferramenta digital que só cresceu nos últimos dois anos. De acordo com o CMO, as pessoas ainda estão se acostumando com a inteligência artificial generativa e descobrindo o que o ChatGPT é capaz de fazer.
O Brasil rapidamente se tornou um mercado com grande relevância para o ChatGPT, já que aqui são enviados 140 milhões de mensagens por dia. Estamos no top 3 global, segundo estimativa da própria OpenAI.
Os principais usos da ferramenta são redação e comunicação (20%); aprendizado e capacitação (15%); e programação, ciência de dados e matemática (6%).
Exclusivo: A parceria entre Claro e ChatGPT para promover IA no Brasil