Faça Ela Voltar, novo filme de terror da dupla de diretores Danny e Michael Philippou (Fale Comigo), finalmente chegou aos cinemas brasileiros. Descrito como “perturbador”, o longa vem provocando comoção entre os entusiastas do gênero desde que os primeiros trailers começaram a circular na mídia.
- Faça Ela Voltar vale a pena? Veja a opinião dos críticos sobre o filme de terror
- 7 filmes de terror da nova geração que causaram impacto
Estrelado por Sally Hawkins (A Forma da Água), Faça Ela Voltar tem a famosa produtora A24 por trás. O longa marca o segundo filme dos diretores Danny e Michael Philippou após o sucesso de Fale Comigo, lançado em 2022.
Na trama, um jovem e sua meia-irmã são alocados para um lar adotivo depois da trágica morte do pai. Na nova casa, eles conhecem Laura (Sally Hawkins), uma mulher que costumava trabalhar como conselheira pedagógica e que passa a ser a nova guardiã dos irmãos.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Apesar da chance de recomeço, o adolescente não demora para notar acontecimentos estranhos envolvendo Laura e seu outro filho adotivo, Oliver (Jonah Wren Phillips), um garoto quieto e peculiar que logo revela estar no meio de um ritual macabro.
Com uma revelação bombástica e sombria no final, Faça Ela Voltar já é considerado um dos melhores filmes de terror do ano por muitos críticos e pelos espectadores que já tiveram a oportunidade de assisti-lo. Caso você já tenha ido ao cinema para saber o porquê há tanto burburinho por trás do longa, pode ter ficado em dúvida em relação ao que realmente aconteceu na conclusão do filme, então chegou o momento de entender o final de Faça Ela Voltar.
Atenção: esta matéria contém spoilers do filme Faça Ela Voltar.
Final explicado de Faça Ela Voltar
Explorando temáticas como trauma, luto e os limites entre vida e morte, Faça Ela Voltar tem um final que mexe com as emoções do público. Ao longo da trama, acompanhamos a jornada do jovem Andy (Billy Barratt), que ao lado de sua meia-irmã Piper (Sora Wong) tenta lidar com os conflitantes sentimentos em relação à morte do pai.
Sem parentes próximos para assumir a guarda, os irmãos são realocados para a casa de Laura, uma mulher que está vivendo o luto pela filha falecida. Lá, eles descobrem que Laura também é a mãe adotiva de Oliver, um garoto quieto e recluso que desperta um inquietamento em Andy.
Com Laura, aos poucos, mostrando um lado mais perigoso do que sua aparente ingenuidade esconde, Andy começa a suspeitar que coisas estranhas estão acontecendo dentro da casa, uma suspeita que logo se prova tão verdadeira quanto macabra.
Aos poucos, o filme revela que por trás da aparente inocência de Laura está uma mulher disposta a fazer o impossível para trazer sua filha Cathy de volta. É assim que descobrimos que Laura está fazendo um ritual para reviver a filha morta a partir do sacrifício das crianças que estão sob seus cuidados.

Seguindo o passo a passo do ritual, ela sequestra Oliver para que o corpo do garoto sirva como hóspede para um demônio (é exatamente por isso que o menino age de maneira estranha, o que motiva Andy a investigar o que está acontecendo). Segundo as regras do ritual, o demônio é a ponte para que a alma da falecida Cathy “entre” no corpo de uma nova pessoa.
O novo corpo é ninguém mais ninguém menos do que Piper, a meia-irmã de Andy. A única questão para Laura é que, para que o ritual funcione, ela precisa recriar a morte de Cathy com Piper, algo que acaba deixando o demônio no corpo de Oliver bastante agitado pela demora.
Diante dessa situação, Andy descobre quais são as reais intenções de Laura assim que vê um cartaz com uma foto de um garoto desaparecido chamado Connor Bird, que ele logo percebe ser, na verdade, Oliver. Desesperado para tirar a irmã da casa de Laura antes que seja tarde demais, Andy pede ajuda para Wendy, a assistente social que cuida de seu caso.
Juntos, os dois vão até a casa de Laura sob o pretexto de realizar uma visita de rotina. No local, Wendy é recebida por Laura, que faz o possível para esconder que está prestes a fazer o ritual. Tudo vira um caos completo quando Wendy percebe que o braço de Laura está ensanguentado – o que acaba fazendo com que Laura revele que está tentando ressuscitar a filha.
É a partir disso que a casa vira um verdadeiro pandemônio. Enquanto Wendy e Andy tentam escapar, Laura é mais rápida no ataque, matando os dois durante um atropelamento. Com a morte da dupla, ela fica livre para dar continuidade ao ritual com Piper, que estava fora da residência durante o caos.
Assim, Laura parte para ação, desesperada para, enfim, concretizar o ritual e ter a filha falecida de volta. Mas as coisas fogem do controle quando Piper descobre que seu irmão está morto, o que faz com que ela faça de tudo para escapar da casa.
Laura é mais rápida que Piper, e a mulher acaba deixando a menina inconsciente. Assim, ela consegue carregá-la até a piscina – o local onde Cathy morreu afogada – para recriar a morte da filha com Piper no lugar. No entanto, Piper ganha consciência novamente, lutando por sua vida enquanto Laura tenta afogá-la.

É somente quando Piper começa a gritar “mãe” que Laura perde o foco do ritual, perdendo também a coragem de dar sequência ao que estava tentando fazer. Piper, enfim, consegue escapar, encontrando um casal na estrada que a resgata do local.
Laura, por sua vez, entra em um estado de torpor à medida que o ritual é interrompido, fazendo com que o demônio que estava em Oliver aparentemente saia do corpo do garoto por não ter força vital para continuar ali. No final do filme, tudo indica que Oliver volta a ser Connor Bird quando ele é encontrado pelas autoridades em um estado preocupante.
Enquanto isso, Laura recupera os restos mortais de Cathy (mantidos na casa para servir como alimento para Oliver), indo para a piscina juntamente com o corpo da filha, dando a entender que não vê mais sentido em continuar vivendo depois dos crimes que cometeu para realizar o ritual. No fim, ela aguarda pacificamente no lugar à medida que os policiais se aproximam para prendê-la.
Com a conclusão deixando pontas soltas, não dá para saber se Laura morreu ou se foi presa, tampouco o que poderia ter acontecido com Oliver, embora o filme sugira que o garoto tenha voltado a ser ele mesmo depois que o ritual foi interrompido. Piper, por outro lado, pode ter encontrado um novo lar para viver após os traumáticos eventos vividos na casa de Laura.
Faça Ela Voltar está em cartaz nos cinemas brasileiros.
Leia também:
- 6 ótimos filmes de terror com os finais mais tristes
- 7 filmes de terror com finais muito assustadores
- 5 filmes de terror raiz que marcaram época e ainda assustam
Leia a matéria no Canaltech.