
Resumo
-
Facebook adota dinâmica semelhante à do Instagram, aparentemente para atrair público jovem;
-
Feed recebe grade padronizada para múltiplas fotos e facilita curtidas, por exemplo;
-
Recursos de navegação, buscas e criação de conteúdo também foram ajustados.
Não se deixe enganar: o Facebook continua sendo uma rede social de amplo alcance, em escala global. É por isso que a Meta decidiu mudar alguns aspectos da interface do aplicativos móveis do serviço. O objetivo é facilitar a criação, a descoberta e o compartilhamento de conteúdo.
Na primeira olhada, as mudanças são sutis, mas podem tornar a rede social mais atraente para o público jovem. Nesse sentido, o Verge destaca que o Facebook ficou com uma dinâmica de uso que remete ao Instagram. Se as alterações visam conquistar a chamada geração Z (nascidos entre o final dos anos 1990 e os anos 2010), faz sentido que a intenção tenha sido essa.
O principal ajuste está no Feed. Agora, ao publicar mais de uma foto no Facebook, o usuário verá que elas são organizadas em uma grade que segue um formato padronizado e uniforme. Se o usuário tocar em uma foto, ela ficará em tela cheia; se tocar duas vezes seguidas na imagem, ela será curtida.
Essa abordagem, que lembra justamente a dinâmica de uso do Instagram, está disponível há algum tempo para grande parte dos usuários, mas agora está sendo liberada em todas as contas de modo oficial.

O que mais há de novo na interface do Facebook?
O Facebook também começará a dar destaque aos recursos mais usados pelo usuário no serviço, como Reels, Marketplace e página de perfil, na barra de abas.
Além disso, os resultados de pesquisas serão exibidos em um layout de grade mais bem organizado e que dá acesso a todos os tipos de conteúdo suportados pelo serviço.

Para estimular a criação de conteúdo, o Facebook dará acesso mais fácil a recursos muito usados na publicação de stories ou de postagens convencionais, a exemplo das funções para acréscimo de música de fundo e de marcação de amigos.
Outros ajustes incluem:
- mais praticidade para inserir comentários em grupos, Reels e Feed, o que envolve simplificar respostas, selos de destaque e ferramentas de fixação para facilitar o acompanhamento de conversas;
- novos controles para administradores de grupos gerenciarem conversas;
- mais facilidade para encontrar pessoas com interesses semelhantes aos seus na rede social.
Essas mudanças já começaram a ser liberadas nas versões móveis do Facebook. A plataforma promete mais novidades em 2026.

