Você não vai mais precisar de senha para acessar o Facebook; entenda o que muda

Tecnologia

A Meta anunciou que o Facebook vai aceitar chaves de acesso para acessar a conta a partir dos próximos meses. O recurso substitui as senhas tradicionais e permite entrar na rede social a partir do PIN, da biometria ou do reconhecimento facial do celular.

A empresa confirmou a intenção de levar a ferramenta para todos os outros aplicativos no futuro, como Instagram e WhatsApp, mas a estreia ocorre no Facebook.

Além de garantir o acesso ao perfil, a chave ainda pode ser usada para proteger conversas no Messenger e autorizar pagamentos via Meta Pay. 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Também chamadas de passkeys, as chaves de acesso ganharam força nos últimos anos como uma alternativa às palavras-chave comuns, que podem ser interceptadas ou expostas em vazamentos.

Google e Microsoft são outros exemplos de empresas que já adotaram a tecnologia para as contas pessoais.

Como as chaves de acesso funcionam

As chaves de acesso são credenciais de segurança usadas para acessar a conta — você pode configurar o reconhecimento facial, a impressão digital ouo PIN do dispositivo como uma chave. 

Quando a opção está ativa, basta autenticar com uma dessas chaves para entrar na conta, sem a necessidade de digitar a senha por caracteres (o mesmo processo de entrar num aplicativo de banco com a digital, por exemplo).

Inicialmente, a Meta vai liberar a opção apenas nos aplicativos para Android e iOS, mas também existem casos de computadores com leitor de biometria compatíveis com passkeys.

Facebook vai permitir login seguro sem senhas (Imagem: Divulgação/Meta)

Por que usar uma chave de acesso?

As chaves trazem uma camada extra de segurança para as contas, principalmente ao usar a biometria e não o PIN como forma de acesso. Esses dados são muito difíceis de serem interceptados caso alguém tente invadir sua conta, por exemplo.

Além disso, as senhas alfanuméricas podem ser expostas por ataques hackers, como tentativas de phishing ou até mesmo vazamentos em massa.

O login com código de uso único enviado por SMS também tem brechas de segurança porque existem ataques que conseguem coletar a sequência numérica antes da vítima.

Quando a novidade chega ao Facebook?

A Meta afirma apenas que o recurso chega “em breve” ao Facebook, sem definir uma data específica, enquanto a integração ao Messenger deve aparecer nos próximos meses.

O ajuste poderá ser configurado na Central de Contas quando disponível. 

Leia também:

VÍDEO: O que deu errado com o Metaverso do Facebook (Meta)?

Leia a matéria no Canaltech.